Binho entrega primeira etapa da Casa dos Conselhos

Prédio abrigou departamentos de várias secretarias e foi incluída no projeto de urbanização da Avenida Nações Unidas ocorrido no ano passado

casas_dos_conselhos_foto_gleilson_miranda_02.jpg

casas_dos_conselhos_foto_gleilson_miranda_09.jpg

Castelinho, revelado após obras de urbanização da avenida Nações Unidas na Estação Experimental, passou por revitalização e abrigará a Casa dos Conselhos reunindo entidades representativas de setores da sociedade civil (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

Foram as obras de urbanização da Avenida Nações Unidas, concluídas no  ano passado, que acabaram por revelar  um dos mais emblemáticos prédios históricos de Rio Branco. O Castelinho, como ficou conhecido o edifício que abrigou o Campo Experimental Pimentel Gomes, centro de pesquisa agroflorestal construído no final da década de 40 pelo governador Guiomard Santos  passou por um profundo processo de revitalização e foi entregue para a sociedade nesta quarta-feira, 18, pelo governador Binho Marques. O antigo prédio da Estação Experimental, como ficou mais conhecida a unidade de produção de mudas de plantas e matrizes pecuárias  e que deu nome a um dos bairros mais populosos de Rio Branco, agora é a Casa dos Conselhos.

A revitalização do Castelinho custou R$475.774,78 e envolveu obras em 205 metros quadrados e é a primeira etapa da implantação da Casa dos Conselhos. No total, o Governo do Estado investirá R$2,1 milhões para construir o bloco com onze salas para os conselhos, com copa e banheiros, além da execução  de cobertura em estrutura metálica e pavimentação com piso monolítico  na quadra poliesportiva, construção  da loja de artesanato, reforma do Centro da Juventude da Estação Experimental e construção de calçadas ao entorno dos blocos, praças com bancos, lixeiras em madeira e pergolados.

Nesta primeira fase do projeto da Casa dos Conselhos, foram criados duas salas de reunião que servem de apoio para os conselhos, recepção, sala de administração, copa e banheiros, além da recuperação  da pavimentação interna em ladrilho hidráulico no interior e piso monolítico na área de circulação, substituição do forro em amdeira tipo saia-camisa;  troca  de todas as instalações elétricas/lógica/telefone/ar condicionado/incêndio/hidrossanitária; recuperação de todas as janelas de ferro de época e assentamento das portas em madeira;  restauração da pavimentação do acesso principal, permanecendo os bancos de concreto  da época; criação de rampas para portadores de necessidades especiais no acesso principal; paisagismo em geral com grama e arbustos.  A obra original de 1948  demandou muitos recursos e vontade política: o tijolo, por exemplo, chegava em barcos vindos de Belém (PA). A denominação de Castelinho não é antiga.  "A gente sonhou muito com este dia, de poder entregar a sede para os conselhos funcionarem com autonomia", disse o governador, que fez um breve relato acerca da história do Castelinho.

O prédio abrigou departamentos de várias secretarias, inclusive a Segurança Pública, que instalou ali o serviço de identificação e emissão de carteira de identidade. Por último, estava vinculado à Funbesa. Abandonado, sofreu com o vandalismo.  A revitalização do Castelinho foi incluída no contexto do projeto de urbanização da Avenida Nações Unidas ocorrido no ano passado.

Estiveram presentes à inauguração a senadora Marina Silva, secretários de Estado e membros dos conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, do Idoso, Assistencia Social, da Pessoa Portadora de Deficiência, de Defesa das Vítimas e Testemunhas,  dos Direitos Humanos, dos Direitos da Mulher, dos Direitos do Consumidor,  de Segurança Alimentar e Nutricional, além do Conselho Comunitário. Cada um recebeu uma sala através de sorteio.  O primeiro Termo de Autorização de Uso  das salas foi assinado entre o Governo do Estado e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, representado pelo presidente, Ademar Amaral Borges, o Cazuza.

O pai do governador Binho Marques, Arnóbio Marques de Almeida, é um dos fundadores da Estação Experimental, cujas terras foram da Fazenda Meruoca.   Formado pela Escola Agrotécnica de Areias, na Paraíba, onde nasceu, veio para o Acre  no início da década de 40, quando tinha 20 anos, para trabalhar como técnico agrícola junto com uma turma de seis pessoas selecionadas por Pimentel Gomes. A Experimental se transformou em um centro de pesquisa agroflorestal que desenvolvia mudas de variadas plantas e fomentava a produção rural. O prédio construído tempos depois da criação da Estação Experimental  atraiu moradores ao seu entorno e deu origem ao bairro homônimo. A área foi escolhida para a unidade agropecuária por causa da água disponível,  de muito boa qualidade.

Entre os técnicos  contratados em Oeiras estava o  paisagista Manoel Alves Cavalcante, que morreu em novembro de 2009, aos 95 anos. Cavalcante foi o responsável pelos projetos paisagísticos e de arborização das principais praças de Rio Branco.  O Castelinho foi construído em  alvenaria e apresenta características que incluem, dentre outras, ladrilhos hidráulicos, paredes em tijolo deitado, telhas de barro e elementos típicos do estilo  art décor em sua fachada.
 
O QUE ELES DISSERAM

{xtypo_quote}O trabalho que seá feito aqui é muito relevante, que será o território  para aqueles que se sentem desprotegidos possam contar com olhar de quem se preocupa com a sociedade.

Marina Silva, senadora da República{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Quero agradecer, em nome de todos os conselhos, à doutora Laura Okamura e ao governador Binho Marques, que olharam com bons olhos para nossos conselhos.

Ismael Cunha, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso{/xtypo_quote}
 
{xtypo_quote}Definitivamente, empoderamos os conselhos para exercer função não só de deliberação mas  de defesa e proteção.

Laura Okamura, secretária de Desenvolvimento para Segurança Social do Acre {/xtypo_quote}


Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter