Binho e comitê da Copa debatem detalhes da inspeção da Fifa e CBF

Comissão conhecerá detalhes do projeto Acre Sede Verde da Copa 2014

copa_2014_1.jpg

Governador e membros do Comitê preparam recepção aos inspetores da Fifa, que chegam às 14h45 desta quarta-feira em Rio Branco (Foto: Sergio Vale/ Secom)

O governador Binho Marques e integrantes do Comitê Acre Sede Verde da Copa 2014 definiram nesta terça-feira, 3, detalhes da inspeção que a   comissão da Fifa e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará nesta quarta-feira em Rio Branco. Proveniente de Cuiabá, a  comissão desembarcará às 14h45 no aeroporto internacional da capital, onde se reúne com técnicos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para conhecer o projeto de modernização e ampliação do aeroporto.

Debateram os detalhes o ex-governador Jorge Viana, o prefeito  Raimundo Angelim, e seu vice Eduardo Farias; o assessor especial do Governo, Aníbal Diniz, os secretários Gilberto Siqueira (Planejamento) e Cassiano Marques (Esporte, Turismo e Lazer), os consultores Luiz Volpato, do Comitê Acre Sede Verde da Copa, e Ana Serra e Fergus McCormick, de Nova Iorque e Londres, respectivamente. Serra e Fergus trabalham para a empresa de engenharia Buro Happola, especializada em construções sustentáveis.

Em seguida, parte do grupo segue de helicóptero BlackHawk para inspeção aérea pela cidade. Outro grupo seguirá pela via terrestre do aeroporto para o Palácio Rio Branco, onde ocorrerá um evento institucional com dirigentes da Fifa, CBF, autoridades e lideranças acreanas. O BlackHawk voará a 800 metros de altura para que a comissão possa visualizar vias estruturantes e equipamentos necessários à recepção de eventos de grande porte. Depois de passar pela BR 364 e  Via Verde, onde conhecerão as belezas Área de Proteção Irineu Serra e do  Amapá Via, percorrerão a Via  Chico Mendes e o Centro da capital para então pousar na Arena da Floresta.  O vôo será acompanhado de um integrante do Comitê Executivo do Projeto Acre Sede Verde da Copa.

Tudo pronto – O projeto acreano se mantém na disputa para sediar jogos do Mundial porque é diferente em todos os aspectos. Dezessete cidades concorrem a doze vagas e Rio Branco tem tudo pronto para sediar a Copa 2014. "As pessoas estão esperançosas. O diferencial é que nos últimos dez anos o Acre saiu daquele ponto escuro  para ser um ponto luminoso no planeta", disse o jornalista Antônio Alves.

"O Acre está se especializando em grandes eventos", observou Raimundo Morais, presidente do núcleo regional da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), que prevê novos e  grandes investimentos privados a partir da definição de Rio Branco como sede. Esses investimentos seriam em todas as áreas, com ênfase na recepção dos milhares de visitantes que virão assistir aos jogos.

O empresário George Pinheiro, que em breve começa a construir o Acre Convention Center Hotel, edifício de treze andares com 130 apartamentos e salão de eventos para 500 pessoas, diz que há grupos de outros Estados acompanhando a campanha acreana visando parcerias locais para investimentos na região. "Mas o que tem que ficar claro é que o projeto para ser sede é conseqüência de um processo de desenvolvimento. Ou seja, não estamos fazendo um projeto para a Copa mas como resultado do desenvolvimento", disse Pinheiro, que irá investir R$20 milhões em seu centro de convenções.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter