Biblioteca Pública: uma casa do estudo no centro da capital acreana

O público infantil tem um espaço reservado e literaturas especificas (Foto: Val Fernandes/Secom)
O público infantil tem espaço reservado e literaturas especificas (Foto: Val Fernandes/Secom)

Naquele local onde a busca pelo conhecimento é pulsante, crianças, jovens e adultos passam horas e esquecem o tempo, imersos em livros de diferentes temáticas. São romances, científicos, religiosos, técnicos e acadêmicos nos mais diferentes seguimentos que compõem o maior acervo do estado, atualmente reunindo mais de 80 mil documentos catalogados.

Além de incentivar a busca pelo conhecimento, o espaço também vem se tornando uma referência turística em Rio Branco, encantando visitantes pela sua arquitetura metropolitana e pelos serviços oferecidos ao público.

“Este espaço é uma extensão da minha casa. Ainda sou estudante e não tenho nenhuma renda para comprar livros, e sempre usei o acervo da biblioteca em busca de conhecimentos e conseguir superar os meus desafios acadêmicos”, relatou a universitária Maria Luiza.

Ao acervo literário da biblioteca, soma-se uma quantidade significativa de computadores com acesso a internet, ambiente climatizado e uma filmoteca que atende a comunidade exibindo filmes e documentários. O espaço HQ (Histórias em Quadrinhos) e o ambiente para atendimento infantil com dinamização do acervo também chamam a atenção dos visitantes.

“A Biblioteca Pública não é apenas um local de leitura, mas um espaço de convivência. Aqui podemos acessar a internet gratuitamente, pesquisar no acervo literário e acompanhar a programação de cinema na Filmoteca Acreana”, relatou o estudante Daniel Santos.

Inclusão e acessibilidade

O espaço oferece atendimento especifico para portadores de necessidades especiais (Foto: Arquivo Secom)
O espaço oferece atendimento especifico para portadores de necessidades especiais (Foto: Arquivo Secom)

O acesso e as políticas voltadas para a inclusão, desenvolvidas pela equipe gestora, seguem padrões modernos e tornaram o local um exemplo para outras bibliotecas e casas de leitura da Região Norte. O espaço oferece atendimento especifico para portadores de necessidades especiais, computadores adaptados e um vasto número de publicações e informações em braile.

“Atualmente existem na biblioteca equipamentos que auxiliam as pessoas com deficiência. É importante afirmar que os investimentos realizados em prol desse público não irão ajudar somente as pessoas com deficiência, mas também aquelas que desejam conhecer sobre esse universo”, explicou o servidor público Armando Borges, portador de deficiência visual.

Busca pelo conhecimento

Ao passar do tempo, a Biblioteca Pública do Acre continua servindo e contribuindo diretamente com os interesses da comunidade, sem fazer nenhum tipo de distinção de condição social, sempre no intuito de promover a consciência da participação de cada indivíduo.

Inaugurada em 10 de março de 1979, o núcleo passou por uma complexa reforma em 2008, reestruturada no intuito de facilitar o acesso a um espaço público adequado para a leitura e a pesquisa.
“Aqui estudei para concluir o ensino fundamental e médio. Nessas cadeiras consegui me preparar para o Enem e obtive uma das melhores pontuações. Agora estou sonhando alto, e meu foco é, por meio desses livros, conseguir ser aprovado em algum concurso público”, explicou o acadêmico Mário de Silva, que sempre teve a biblioteca como a extensão da sua escola.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter