Biblioteca Estadual Padre Trindade comemora um ano de práticas leitoras

“Comunidade Digital” é o espaço mais acessado pelos usuários da biblioteca (Foto: Onofre Brito)
“Comunidade Digital” é o espaço mais acessado pelos usuários da biblioteca (Foto: Onofre Brito)

A Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade, em Cruzeiro do Sul, comemora um ano de práticas leitoras.  Desde sua reinauguração, pelo governo do Estado, no dia 20 de fevereiro de 2014, como parte da política do livro e leitura, o espaço que é referência na região do Juruá, foi acessado por aproximadamente 100 mil pessoas, entre jovens, crianças e comunidade em geral.

A biblioteca, que traz o conceito de privilegiar a acessibilidade a todos os ambientes, possui quatro pavimentos, além do anexo restaurado com o salão de leitura para estudos e pesquisas, mezanino Espaço HQ, o acervo literário amazônico, o acervo geral e o “Comunidade Digital” com 20 computadores e acesso gratuito à internet.

As atividades desenvolvidas no espaço envolvem rodas de leituras, contação de histórias e outras narrativas.  “Pra nós é muito é rico e importante esse espaço em Cruzeiro do Sul. Sempre venho aqui para fazer minhas pesquisas, além de ser agradável para relaxar, ler um bom livro e compartilhar conhecimento”, disse a Luciana Marques estudante de pedagogia.

No “Comunidade Digital”, o número de usuários que acessaram os serviços chega a 37 mil pessoas em apenas um ano. “Não tenho internet em casa, é aqui que realizo minhas pesquisas e trabalhos da escola. Aqui também fiz muitos amigos”, comentou o estudante Luis Bastos.

A Biblioteca Pública é coordenada pelo Departamento do Livro e Leitura (Dell) da Fundação Elias Mansour (FEM). “O fomento à política do livro e leitura tem como um dos grandes incentivadores o governador Tião Viana. Para ele a biblioteca é uma herança para as futuras gerações, como bem cultural e tecnológico, que garante o acesso de todos ao conhecimento. Que muitos e muitos anos possamos celebrar o aniversário desse rico espaço”, comentou Karla Martins, presidente da FEM.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter