Nesta terça-feira, 5, é comemorado em todo o Brasil o Dia do Radioamador. Para celebrar a data, um grupo de radioamadores do Acre promove, nessa data, na Biblioteca da Floresta, uma programação voltada a todos os interessados em conhecer a arte de se comunicar com o mundo por meio de aparelhos radiotransmissores amadores.
A partir das 14 horas, em frente à biblioteca, ocorre uma exposição sobre radioamadorismo, com diversos equipamentos, cartões de confirmação de contato (chamados QSL), diplomas e operação do rádio em fonia e CW (ou telegrafia).
Às 18h30, no auditório, acontece à assembleia de fundação da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão no Acre (Labre-Acre), uma associação civil sem fins lucrativos de âmbito local criada para representar os radioamadores acreanos.
Na ocasião, a direção da Biblioteca da Floresta será homenageada pelo apoio que tem dado à realização das atividades radioamadoras no Acre. A instituição entende que o rádio possui grande importância para as populações tradicionais da Amazônia e, por isso, incorporou ao conjunto de grupos temáticos as ações dos radioamadores.
Com a criação da Labre no Acre, os interessados poderão se afiliar à entidade e participar dos cursos de radioeletricidade, aulas de telegrafia, oficinas de construção de antenas e equipamentos, entre outras.
“Para se afiliar à Labre-AC não é preciso ser radioamador, na verdade qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar a afiliação junto à entidade, que terá sede na Biblioteca da Floresta”, explica o radioamador André Bracciali.