Biblioteca da Floresta na Embaixada da Noruega

A Embaixadora da Noruega no Brasil, Turid B. Rodrigues Eusébio, convidou o Diretor da Biblioteca da Floresta, professsor Marcos Afonso, para um almoço em Brasília (Assessoria Biblioteca da Floresta)

A embaixadora da Noruega no Brasil, Turid B. Rodrigues Eusébio, convidou o diretor da Biblioteca da Floresta, professsor Marcos Afonso, para um almoço em Brasília (Assessoria Biblioteca da Floresta)

A embaixadora da Noruega no Brasil, Turid B. Rodrigues Eusébio, convidou o diretor da Biblioteca da Floresta, professsor Marcos Afonso, para um almoço em Brasília, na última semana. Na ocasião, Marcos Afonso agradeceu a parceria do governo norueguês com o Acre na estruturação do Plano Estadual para Prevenção e Controle do Desmatamento e apresentou várias ideias da Biblioteca da Floresta para este ano.

Entre essas propostas inclui-se a possibilidade de estabelecer uma parceria de ‘Bibliotecas-Irmãs’ com instituições norueguesas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Como ato de boa-vontade, Marcos Afonso disponibilizou para a sociedade norueguesa a Exposição Índios Isolados, que integra o acervo da Biblioteca da Floresta.

“O governo do Acre entende os Índios Isolados como patrimônio da Humanidade e, nesse sentido, ao lado do governo federal, contribui decisivamente para a preservação e autonomia da cultura e cosmovisão desses povos. São singularidades que devem ser analisadas e estudadas com seriedade e respeito”, enfatizou Marcos Afonso.

Turid Eusébio mostrou interesse em montar a Exposição Índios Isolados no norte da Noruega, onde se situa a Nação Indígena Sámi, além de expressar alegria em analisar o programa “Bibliotecas-Irmãs”.

“Sou uma amiga do Acre. Conheço seu Estado, sua Biblioteca. Tenho grandes amigos como Marina Silva, Binho Marques e o atual governador Tião Viana. E agora, penso que podemos ampliar ainda mais os nossos laços”, afirmou Turid Eusébio durante o almoço servido na Embaixada da Noruega, que ocorreu no último 6 deste mês, em Brasília. No encontro estiveram presentes o Oficial de Programa – Povos Indígenas, Kristian Bengtson, e a assessora para Assuntos Ambientais, Patrícia Faraco Benthien.

O diretor da Biblioteca da Floresta, Marcos Afonso, esteve em Brasília a pedido do governador Tião Viana, para representá-lo na Sessão Especial do Senado da República que homenageou o centenário de morte do Barão do Rio Branco, ocorrida no dia 5 último. A sessão foi proposta pelo Senador Jorge Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter