A Biblioteca da Floresta/Fundação Elias Mansour (FEM) firmou nesta terça-feira, 23, uma parceria com o Consulado do Peru no Acre para integração com bibliotecas peruanas e, futuramente, para a criação de uma rede de bibliotecas da Amazônia. O acordo foi formalizado entre o diretor da instituição, Marcos Afonso Pontes, e o cônsul-geral adscrito do país vizinho, Sandro Baldárrago Silva.
O próximo passo, segundo o diretor da biblioteca, é traçar um plano estratégico para definir as ações a serem realizadas no projeto. “Começamos hoje um grande diálogo entre a Biblioteca da Floresta e o Ministério das Relações Exteriores do Peru e estamos muito contentes e orgulhosos com essa relação”, afirmou Pontes.
Em visita à biblioteca, o cônsul presenteou o acervo da instituição com as publicações “Descubra o Peru” e “Zona de Integração Fronteiriça Peru-Brasil” – esta última, em português, mostra os principais pontos turísticos das várias regiões do país, que é o destino internacional preferido dos acreanos.
As relações entre Acre e Peru se intensificaram nos últimos anos, principalmente após a ampliação das políticas públicas voltadas para a integração econômica e turística por parte dos governos federais e do Acre, além dos parlamentos estadual e nacional.