Os beneficiários do Programa Bolsa Família do município de Rio Branco atingidos pela enchente do Rio Acre poderão sacar o benefício dos meses de fevereiro e março fora da data prevista no escalonamento anual. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) decidiu flexibilizar o cronograma normal de pagamento, que ocorre nos dez últimos dias úteis do mês. A medida tem por objetivo reduzir o impacto da tragédia provocada pelas chuvas sobre a região.
Com a antecipação do calendário, todas as famílias do município podem sacar seus benefícios referentes a fevereiro imediatamente, e em março todos os benefícios poderão ser sacados a partir do dia 19. O MDS e a Caixa Econômica Federal tomaram medidas para que o beneficiário que tenha perdido todos os documentos – inclusive o cartão do Bolsa Família – tenha acesso aos recursos.
Quem estiver nessa situação deve procurar a prefeitura para obter uma declaração especial de pagamento e assim poder sacar o benefício na Caixa. Esse documento é válido por 60 dias. No caso de beneficiário analfabeto, o documento será identificado pela sua digital.
Em Rio Branco, 18.862 famílias recebem o benefício do Programa Bolsa Família. Um investimento de R$ 2.427.320,00.