Beneficiária de feiras de artesanato abre negócio próprio após incentivo

Rosângela confecciona fantoches e bonecas de pano há mais de 30 anos (Foto: Angela Peres/Secom)

A Coordenação do Artesanato Acreano, ligada à Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), em parceria com o Sebrae, tem incentivado empreendedores individuais e coletivos com espaços que cada vez mais têm valorizado o artesanato acreano, como as feiras realizadas no Via Verde Shopping.

Foi depois de ganhar mais visibilidade com a participação das edições das feiras que Rosângela Teles teve a iniciativa de abrir o próprio negócio, ao lado de uma amiga.

Bonecas conquistaram a clientela (Foto: Angela Peres/Secom)

O trabalho das artesãs, que apostaram na confecção de artigos voltados ao público infantil, agora tem endereço fixo: a loja D&R Bordados e Bonecas Personalizadas, dentro do supermercado Varejão Popular. Além de peças prontas, na loja o cliente também pode escolher fazer o bordado na hora.

Há mais de 30 anos Rosângela confecciona fantoches e bonecas de pano, que, segundo ela, carregam muito amor.

“Já fiz muitas coisas na área do artesanato, mas me identifiquei mesmo com as bonecas, por que é onde coloco todo meu sentimento. Tenho clientes que já fiz todo o enxoval dos filhos. É algo muito prazeroso”, conta.

Loja está localizada no supermercado Varejão Popular (Foto: Angela Peres/Secom)

Assim como ela, outros artesãos estão tendo a oportunidade de empreender, e as feiras são fundamentais para fidelizar a clientela. Em 2016, por exemplo, o setor do artesanato movimentou cerca de R$ 1,5 milhão no Acre.

Foram investidos diretamente no segmento mais de R$ 210 mil, entre recursos próprios do estado e convênios com o Sebrae.

Uma das metas da coordenação para 2017 é integrar ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) três mil artesãos de todo o estado até abril deste ano, entre novos cadastros e recadastramentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter