“Bembé do Mercado – 13 de Maio em Santo Amaro” será lançado na Biblioteca da Floresta

Livro de Luzia Moraes é um rico registro sobre uma das mais expressivas manifestações culturais brasileiras

luziamoraesluziamoraes1.jpgDe autoria da escritora e produtora cultural Luzia Moraes, o livro “Bembé do Mercado – 13 de Maio em Santo Amaro” , será lançado no dia 3 de setembro, sábado, às 19 horas, na Biblioteca da Floresta. O lançamento contará com a presença da escritora e faz parte das atividades de comemoração do Dia da Amazônia, 5 de setembro. O lançamento, produzido por Simone Bichara, conta com o apoio do governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour.

Luzia Moraes explica que a ideia do livro se deu a partir das comemorações dos 120 anos do Bembé, em 2009. Segundo a escritora, existe pouco registro dessa manifestação cultural brasileira de proporções grandiosas.

“Pouco referencial teórico existe sobre o Bembé, ou quase nenhum. O que há, ainda hoje, sobre o que aconteceu no dia 13 de maio de 1889, são os relatos do povo santamarense, que nasceu e cresceu ouvindo as histórias do Bembé, iniciado por João Obá”, diz.

O livro tem como campo de pesquisa a cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia, onde aconteceu, e acontece, a comemoração da Abolição da Escravatura no Brasil e onde estão as pessoas que participaram, e participam, desse evento, que já se tornou um traço cultural que marca a trajetória de um povo que, no passado, sofreu com a escravidão.

A manifestação cultural Bembé do Mercado é uma festa de candomblé, que reúne maculelê, capoeira, samba-de-roda, chula, e outras. O Bembé procura evocar a luta contra a escravidão e afirmar valores importantes da cultura afro-brasileira, mostrando a importância do dia 13 de Maio no calendário das lutas de libertação do povo negro brasileiro.

O livro traz depoimentos de Caetano Veloso (cantor e compositor), Jorge Portugal (apresentador e compositor), Mabel Velloso (escritora), Yeda Pessoa de Castro (etnolingüista), José Raimundo Lima Chaves “Pai Pote” (Pai de Santo), Zilda Paim (escritora), Marinalva Machado “Mãe Iara” (Mãe de Santo), Ulisses Castro (cantor e compositor), Roberto Mendes (cantor e compositor), Francisco Porto “Chico Porto” (compositor e ex-secretário de Cultura e Turismo de Santo Amaro), Claudionor Velloso “Dona Canô”, Nelson Elias (Professor de História), Maria Eunice Martins “Nicinha” (sambadeira), Marcos João (Professor de Maculelê), Raimundo Arthur (Pesquisador) e Maria do Carmo Salomão (Pesquisadora).

“O livro visa informar à sociedade brasileira que o 13 de Maio continua muito vivo ainda em uma cidadezinha do interior da Bahia onde há 120 anos os negros tiveram a atitude de promover mudanças e de buscar conquistar os seus direitos de expressão na sua mais ampla significação”, relata Luzia Moraes.

{xtypo_rounded2}Curiosidades

•Bembé pode ter duas etimologias – (Yorubá) que significa tambor e (Bantu) que significa culto, louvor.

•O Bembé é o único candomblé de rua do mundo

•O Bembé é a única comemoração conhecida da data 13 de maio (assinatura da Lei Áurea) em todo o Brasil.

•Os anos em que não se comemorou o 13 de Maio, houve incidentes graves na Cidade, como grandes enchentes, explosão de fogos no Mercado, matando mais de 100 pessoas e deixando 500 feridas, acidentes de automóvel com figuras importantes, entre outros. Assim, todos da região sabem que aquele que impedisse o Bembé do Mercado sofreria um castigo exemplar, que poderia se refletir em toda a região.

•O cantor e compositor Caetano Veloso (santamarense) fez uma música mencionando o 13 de Maio de Santo Amaro, fazendo uma bonita alusão ao Bembé do Mercado. {/xtypo_rounded2}

{xtypo_rounded2}Serviço

O que? Lançamento do livro “Bembé do Mercado – 13 de Maio em Santo Amaro”

Quando? Dia 3 de setembro, sábado, às 19 horas

Onde? Biblioteca da Floresta {/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter