Bebê recebe alta de tratamento contra o câncer em Rio Branco

A pequena Gabriela Farias superou um câncer no abdômen e retorna para casa na próxima semana (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)
Gabriela superou um câncer no abdômen e retorna para Ipixuna na próxima semana (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O pai da pequena Gabriela Farias, de apenas um ano de idade, conta a história de superação que a criança teve nos últimos oito meses, quando lhe foi diagnosticado um câncer na região do abdômen. Ela foi tratada no Acre desde a identificação da doença até a recuperação total.

Gabriela, que completou um ano esta semana, já recebeu alta. Para comemorar o momento duplamente especial, a direção da Casa de Apoio Amigos do Peito, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ao lado de amigos e familiares, preparou uma festa de aniversário.

Como tudo começou

Elias Farias, pai de Gabriela, relata a mudança na vida da família, com a notícia e a vinda para Rio Branco. “Moramos em Ipixuna, no Amazonas, mas recebemos todo o atendimento e tratamento pelo Estado do Acre. Sou grato ao povo acreano e às autoridades, que acolheram minha família, oferecendo toda a assistência”, destacou o pai, emocionado.

Farias lembra que no início, quando sua esposa veio para Rio Branco tratar de Gabriela, ficou desesperado ao vê-las longe de casa. “Abandonei tudo e fui dar apoio a elas, em Rio Branco. No início a neném passou por cinco sessões de quimioterapia no Hospital do Câncer e isso a deixou muito debilitada. Nós estarmos todos juntos foi fundamental para a cura de Gabriela”, comentou.

Oportunidade de uma nova vida

O pai da bebê, Elias Farias, agradece a todos envolvidos na recuperação de sua filha (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)
Elias Farias agradece a todos os envolvidos na recuperação da filha (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

No dia 17 de janeiro, Gabriela fez uma cirurgia no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, para a retirada do tumor. “Graças a Deus que correu tudo bem com ela, a menina respondeu a todos os tratamentos de forma positiva. No último exame que foi feito para averiguar se tinha algum vestígio do tumor, não apareceu nada, ou seja, minha filha está completamente curada”, relatou o pai.

Elias agradece a toda a toda a equipe de enfermagem que os acompanhou nos oito meses de tratamento, aos médicos que fizeram a cirurgia e à equipe do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Sesacre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter