operação

Batalhão de Trânsito promove blitz educativa em Rio Branco

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente de 18 a 25 de setembro, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) da Polícia Militar do Acre (PMAC) promoveu nesta quarta-feira, 22, uma blitz educativa.

De acordo com o comandante da operação, o aspirante a oficial Barbosa Cruz, neste ano a Semana Nacional de Trânsito (SNT) tem como tema, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Por essa razão, o objetivo principal da blitz educativa é conscientizar os condutores de veículos.

“É importante que todos os condutores e usuários das vias tenham a consciência de andar corretamente, obedecendo a legislação de trânsito. O seu comportamento pode influenciar muito a vida de outros. Nossa ação visa prevenir acidentes e salvar vidas”, destacou.

Policiais militares fazem blitz educativa em frente ao Batalhão de Trânsito da PM. Foto: Jean Messias/PM

Segundo o sargento João Gonçalves, 52% da frota de veículos do Acre é formada por motocicletas. Por essa razão, esse público recebeu atenção especial durante a ação educativa.

“Com relação aos motociclistas, estamos chamando atenção para o uso dos equipamentos obrigatórios e orientando quanto à utilização da antena corta-pipa, para evitar os acidentes envolvendo o cerol. O público de motocicletas é grande e consequentemente são os que mais se envolvem em acidentes de trânsito”, frisou.

Ainda segundo o sargento, outra orientação feita aos motoristas é sobre a importância de respeitar a faixa de pedestres, já que nesta quarta-feira, 22 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Pedestre e muitos acidentes ocorrem justamente nas faixas de travessia.