Batalhão de Trânsito divulga resultados do primeiro trimestre de 2015

Número de abordagens do Batalhão de Policiamento de Trânsito aumentou 38% (Foto: Arquivo BPTran)
Número de abordagens do Batalhão de Policiamento de Trânsito aumentou 38% (Foto: Arquivo BPTran)

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar (PM) divulgou nesta quarta feira, 29, os resultados de produtividade das ações realizadas durante o primeiro trimestre do ano. O número total de abordagens a pedestres, ciclistas e condutores cresceu 38%, comparado ao mesmo período do ano de 2014.

Além disso, a quantidade de veículos recuperados nessas ações aumentou 88%, passando de nove, no ano passado, para 17 em 2015. O destaque ficou por conta da quantidade de flagrantes de condutores não habilitados, que cresceu mais de 200% – de 176 para 537 condutores autuados no artigo 162, I, em 2015.

O comandante do BPTran, major Paulo Fernandes, analisa que isso é consequência da centralização das equipes em um único batalhão. Até julho de 2014, o policiamento de trânsito na capital era dividido em regionais, sendo transferidas, em agosto, todas as guarnições de trânsito para a antiga Ciatran, que foi transformada em um batalhão.

“Com isso, o trabalho passou a ser mais focado no policiamento especializado em trânsito, aumentando assim o número de abordagens e, consequentemente, as apreensões de veículos roubados e de drogas, prisões em flagrante por crimes de trânsito e captura de foragidos da Justiça. Além disso, ainda temos a redução no número de acidentes fatais”, afirmou Fernandes.

Na área criminal, foram 16 adolescentes conduzidos à Delegacia do Menor por envolvimento em crimes de trânsito, a maioria relacionada a direção sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “O resultado mais esperado foi alcançado, com a diminuição nos índices de acidentes. É o principal foco do Batalhão de Trânsito. Quanto menos acidentes, menor também é o número de vítimas”, concluiu o major. 

batalhao_transito_resultados_trimestre_thennyson_passos