Batalhão de Trânsito da PM e demais órgãos fiscalizadores iniciam ações para evitar aglomerações

O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Acre (BPTran/PMAC), em parceria com a Coordenação Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), desencadeou nesta quarta-feira, 22, a Operação Saúde. A ação visa apoiar o cumprimento do Decreto nº 5812, que prevê medidas para evitar a propagação da Covid 19 no estado.

A primeira ação ocorreu no Parque Ipê e arredores, já que, apesar da proibição da aglomeração de mais de cinco pessoas em espaços públicos, contida no documento governamental, o local continuava a ser frequentado por grande público. O espaço teve a parte destinada ao estacionamento de veículos interditada pelos agentes de trânsito.

O estacionamento do Parque Ipê foi interditado nesta quarta, 22 Foto: BPTran/PMAC

Durante a operação conjunta, os órgãos fiscalizadores continuarão a atuar em locais onde houver aglomeração de pessoas, nos períodos da manhã e tarde, sem pontos fixos para realização das abordagens e ações. A Arena Acreana e os Parques do Tucumã e da Maternidade são alguns dos outros pontos previstos para a fiscalização.

O tenente-coronel Roberto Marques, comandante do BPTran, observa que, mesmo mediante as campanhas feitas pelas autoridades e pela mídia, as pessoas insistem em se aglomerar. “Por conta disso, estabeleceu-se uma rotina para que fiquem em casa ou para que possam vir a ser penalizadas pelo descumprimento do Decreto. O objetivo maior é preservar vidas, pois, apesar de ser um momento grave, infelizmente, as pessoas não têm usado da consciência”, acrescentou.

Além do distanciamento social, o dispositivo legal prevê ainda o uso de máscaras, tanto em locais públicos como privados, e a criação de multas em caso de descumprimento das determinações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter