Batalhão Ambiental intensifica fiscalização para inibir práticas ilegais

Os trabalhos são desenvolvidos nos ramais da capital e do interior (Foto: Cedida)
Trabalhos são desenvolvidos nos ramais da capital e do interior (Foto: Cedida)

Em decorrência da forte estiagem que atinge o estado neste ano, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), intensifica o trabalho preventivo com intenção de inibir crimes ambientais, principalmente queimadas e desmatamentos ilegais.

O serviço é realizado em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Centro Integrado de Operações Aéreas da Segurança Pública (Ciopaer).

Além disso, a parceria se estende à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que liberou recursos para manutenção de viaturas, pagamentos de diárias e combustíveis.

Os trabalhos são desenvolvidos nos ramais da capital e do interior. “Estamos com equipes em Acrelândia,  Jordão, Projeto Bonal e em Sena Madureira, na Floresta do Antimary, além da patrulha de serviço normal que atende Rio Branco e as cidades próximas. Os militares que estão em locais de difícil acesso passam de cinco a dez dias até serem substituídos”, disse o comandante do BPA, major Carlos Negreiros.

Ainda segundo o oficial, a comunidade pode auxiliar os trabalhos da polícia, já que queimadas não são só um problema de meio ambiente.

“Pedimos a ajuda das pessoas, façam uma denúncia. Isso é uma questão de saúde pública, de segurança e de meio ambiente”, conclamou o oficial.