Homens do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPA) apreenderam na segunda-feira, 2, motosserras, combustível, um trator e um caminhão carregado com madeira ilegal em um dos ramais do Projeto de Assentamento Caquetá, na zona rural de Porto Acre.
A abordagem policial foi feita quando os agentes perceberam a presença de um dos veículos próximo a uma área de floresta. Ao questionar o motivo pelo qual o caminhão estava estacionado ali, os homens do BPA foram informados de que o veículo estava sendo carregado com madeira e que o responsável se encontrava em uma derrubada no interior da floresta.
Na carroceria do caminhão os policiais encontraram 7,4m³ de Tauari, e 10m³ de Guariúba, espécies nobres da região. Ao constatar que o autor do crime ambiental não estava no local, os homens adentraram a mata e conseguiram flagrar o homem em mais uma derrubada.
Quando perguntado se havia autorização para o desmate, o proprietário dos equipamentos informou que não. Diante do ocorrido, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes (Defla) para prestar depoimento e realização os procedimentos de praxe.
O comandante do BPA, major Samir Freitas, informou que as fiscalizações seguem uma rotina intensa. “Esse foi o resultado de mais uma de nossas operações, que têm sido desencadeadas em parceria com diversos órgãos. O trabalho de repressão contra os crimes ambientais segue firme”, disse.