Base comunitária contribui para redução da criminalidade na região do Calafate

Projeto Guarda Mirim oferece alternativas aos adolescentes (Foto: PMAC)

Projeto Guarda Mirim oferece alternativas aos adolescentes (Foto: PMAC)

A Base Integrada de Polícia Comunitária da região do Calafate foi inaugurada em 5 de abril de 2013 com o objetivo de aproximar polícia e comunidade, viabilizando ações que diminuíssem o índice de criminalidade no local. Três meses após a implantação, os resultados são notados e reconhecidos pela comunidade que diariamente avalia o serviço da Polícia Militar (PM).

“O trabalho deles nós vemos, as pessoas chegam aí e eles vão e resolvem os problemas na hora, a gente vê que as viaturas não param, é direto atendendo ocorrência. Agora a gente não vê as pessoas falando, roubaram a minha casa”, relata o comerciante Adelson Mendes, 50.

Comerciante Adelson Mendes elogia trabalho da PM (Foto: Assessoria PMAC)

Comerciante Adelson Mendes elogia trabalho da PM (Foto: Assessoria PMAC)

A intensificação do patrulhamento ostensivo e do trabalho de inteligência, as operações desenvolvidas na região, aliados à implantação de projetos preventivos como o Guarda Mirim e a parceria com os líderes comunitários, são medidas que contribuíram para os resultados positivos obtidos com a instalação da Base Comunitária.

O comandante do 4° batalhão da PM, major José Messias, destaca a forma de policiamento utilizada na área. “Tivemos uma redução de 75% dos crimes de homicídio, modificamos a metodologia, focamos nos problemas”. Ele expõe ainda a importância de projetos como o Guarda Mirim. “Temos aproximadamente 80 crianças matriculadas no projeto, com certeza elas serão cidadãos mais saudáveis e conscientes, isso tudo é reflexo do policiamento comunitário” finalizou.

Com uma população de aproximadamente 30 mil pessoas, a região do Calafate abrange treze bairros e fica localizada na 4ª regional de segurança pública. O planejamento da Polícia Militar é continuar implantando ações preventivas na área, como os projetos de visita e vizinhança solidárias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter