Bandidos usam caixa eletrônico para aplicar golpes em correntistas

Policiais da Delegacia Itinerante da Polícia Civil (DIPC) tentam localizar e prender três pessoas, supostamente de outro Estado da Federação, que estão aplicando golpes em usuários de terminais bancários, na capital acreana.  Quatro pessoas já  procuraram delegacias, na cidade de Rio Branco, para se queixar do trio. Conforme o apurado pela polícia, os bandidos atacam preferencialmente usuários de caixa eletrônico em supermercados.

O delegado Roberth Alencar, da Delegacia Itinerante, explica que não se trata de “chupa-cabras”. Conforme a autoridade policial, pelo relato das vítimas, a ação dos estelionatários é idêntica em todos os casos, o que leva a Polícia Civil a crer que exista um grupo agindo na cidade.

“Esse grupo desenvolveu uma técnica de persuadir a vítima a ter o auxílio de um dos integrantes, sob a alegação de que o terminal bancário exige a validação de cadastro, em tela. A partir daí, manipulam dados bancários para obter vantagem ilícita”, afirma o delegado Roberth Alencar, que investiga o caso.

Os bandidos se revezam nos terminais e fila, para confundir ao correntista, sem deixar suspeitas. A vítima faz operações no caixa eletrônico normalmente, mas quando está deixando o local, a pessoa que está logo atrás na fila avisa que a tela ainda está aberta. O usuário retorna para fechá-la e, é convencido pelos golpistas a atualizar o cadastro fictício.

O cliente então é incitado a digitar data de nascimento, entre outros dados, inclusive a senha, requisitada para validar o falso cadastro. Neste procedimento, o golpista, ligeiramente tem acesso ao cartão do correntista e com os dados realiza transferências, para contas do grupo.

A Polícia Civil recomenda que as pessoas sigam as normas do banco e não aceitem, em qualquer hipótese, ajuda de terceiros para realizar transações em caixas eletrônicos. A polícia sabe que um dos integrantes do grupo usa carteira de habilitação falsa (pertence a outra pessoa), quem souber informações dos golpistas pode ligar para os números 181 e 190.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter