Escolas vencedoras do campeonato foram conhecidas neste sábado
Em clima de muita comemoração, foi realizada no último sábado, 27, a etapa final do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, completando sua 11ª edição. A premiação máxima do evento, no valor de R$ 10 mil, foi concedida às escolas Sebastião Pedrosa (Rio Branco), na categoria Percussão Marcial; Jader Saraiva (Porto Acre), na categoria Percussão Melódica; e Barão do Rio Branco (Rio Branco), na categoria Fanfarra com 1 Válvula.
Promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras (Abanfacre), a competição busca estimular o desenvolvimento e o intercâmbio da arte musical nas escolas estaduais, municipais e particulares, além de incentivar o aprimoramento técnico das equipes e o espírito de cooperação entre elas.
A Fase Estadual, etapa final do Campeonato, aconteceu após as três etapas da Fase Regional, ambas realizadas este mês nos municípios de Porto Acre (6), Epitaciolândia (13) e Rio Branco (20), contando com a apresentação de treze escolas do Estado, sendo sete corporações de Rio Branco, três de Porto Acre, uma de Epitaciolândia, uma de Brasileia e uma de Cruzeiro do Sul.
Para o maestro Ronaldo Faleiros, presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF) e um dos jurados deste ano, a competição vem crescendo em qualidade e apuro técnico. “Com a influência crescente da música nas escolas, podemos constatar o crescimento técnico das equipes. É sempre bom quando a arte se mostra uma influência positiva na vida das pessoas”, destaca.
A influência da música nos alunos também é observada pela diretora Meiry Silva de Souza, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, campeã geral na categoria Fanfarra com 1 Válvula. “A fanfarra é uma oportunidade de contato com a cultura, que proporciona aos nossos estudantes a chance de aproximação e de incentivá-los a seguir uma futura profissão dentro da área musical”, afirma a diretora.
Os prêmios de R$ 10 mil para os vencedores de cada categoria deverão ser utilizados para a manutenção e compra de equipamentos musicais. As escolas campeãs também se apresentarão no desfile anual em comemoração ao 7 de Setembro.