Bandas e fanfarras agitam fim de semana em busca do título estadual

Escolas vencedoras do campeonato foram conhecidas neste sábado

001bandasefanfarrasmardilsongomes.jpg
002bandasefanfarrasmardilsongomes.jpg
003bandasefanfarrasmardilsongomes.jpg

Em clima de muita comemoração, foi realizada no último sábado, 27, a etapa final do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras (Foto:Assessoria SEE)

Em clima de muita comemoração, foi realizada no último sábado, 27, a etapa final do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, completando sua 11ª edição. A premiação máxima do evento, no valor de R$ 10 mil, foi concedida às escolas Sebastião Pedrosa (Rio Branco), na categoria Percussão Marcial; Jader Saraiva (Porto Acre), na categoria Percussão Melódica; e Barão do Rio Branco (Rio Branco), na categoria Fanfarra com 1 Válvula.

Promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras (Abanfacre), a competição busca estimular o desenvolvimento e o intercâmbio da arte musical nas escolas estaduais, municipais e particulares, além de incentivar o aprimoramento técnico das equipes e o espírito de cooperação entre elas.

A Fase Estadual, etapa final do Campeonato, aconteceu após as três etapas da Fase Regional, ambas realizadas este mês nos municípios de Porto Acre (6), Epitaciolândia (13) e Rio Branco (20), contando com a apresentação de treze escolas do Estado, sendo sete corporações de Rio Branco, três de Porto Acre, uma de Epitaciolândia, uma de Brasileia e uma de Cruzeiro do Sul.

Para o maestro Ronaldo Faleiros, presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF) e um dos jurados deste ano, a competição vem crescendo em qualidade e apuro técnico. “Com a influência crescente da música nas escolas, podemos constatar o crescimento técnico das equipes. É  sempre bom quando a arte se mostra uma influência positiva na vida das pessoas”, destaca.

A influência da música nos alunos também é observada pela diretora Meiry Silva de Souza, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, campeã geral na categoria Fanfarra com 1 Válvula. “A fanfarra é uma oportunidade de contato com a cultura, que proporciona aos nossos estudantes a chance de aproximação e de incentivá-los a seguir uma futura profissão dentro da área musical”, afirma a diretora.

Os prêmios de R$ 10 mil para os vencedores de cada categoria deverão ser utilizados para a manutenção e compra de equipamentos musicais. As escolas campeãs também se apresentarão no desfile anual em comemoração ao 7 de Setembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter