Bancada do Acre traz ministro e 40 deputados da Amazônia para simpósio em Rio Branco

Coordenadora do evento, deputada Perpétua Almeida, diz que é preciso cobrar das instituições financeiras mais flexibilidade na oferta de crédito 

Cerca de 40 deputados federais do Acre, Rondônia, Amapá e Amazonas desembarcam na manhã desta quinta-feira, 08, em Rio Branco. Eles prestigiam a etapa estadual do Simpósio Amazônia Desenvolvimento Nacional. O evento será coordenado pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) e busca reunir propostas capazes de fortalecer a implementação do Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em 2006.

A comitiva chega à capital no mesmo dia que o ministro Mangabeira Unger (Planejamento Estratégico) e o coordenador da Bancada Federal Acreana, senador Siba Machado. Os demais deputados e senadores do Acre confirmaram presença. A aeronave, cedida pela Força Aérea Brasileira, tem previsão de chegada às 7h no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Por volta das 9h, os parlamentares e o ministro se juntarão às autoridades locais para a abertura do simpósio, no Auditório da Secretaria Estadual de Fazenda, com a presença também de juízes, desembargadores, deputados estaduais, líderes comunitários, ambientalistas e demais representantes do movimento civil organizado.  

Em seguida, por volta de 13h, os deputados serão recebidos num almoço oferecido pelo governador Binho Marques. A programação inclui uma coletiva à imprensa, às 15h. A comitiva embarca às 16h para Manaus, onde ocorre a etapa estadual do simpósio naquela cidade. Os nove estados do Norte realizam quase que simultâneos para definir prioridades de investimentos que possam melhorar as políticas de desenvolvimento para a região.

Perpétua Almeida ressalta que, entre as propostas que devem ser apresentadas pelo Acre, constam as seguintes: ampliação do projeto de integração do Estado através da BR-364 (trecho Rio Branco-Cruzeiro do Sul), expansão dos programas de geração de emprego e renda; inclusão social e minimização das desigualdades sociais. “Neste eixo, devemos cobrar das instituições financeiras mais flexibilidade na oferta de crédito, especialmente aos pequenos produtores e às empresas mais modestas de nosso Estado”, diz a deputada.

Para Siba Machado, este é um momento de o Acre fortalecer suas políticas e conquistar mais espaço no orçamento do governo federal. A etapa nacional do simpósio está prevista para os dias 19 a 22 deste mês, em espaços nobres da Câmara Federal. O encontro é promovido pela Comissão da Amazônia com apoio da Frente Amazônia Para Sempre. Todos os estados indicarão palestrantes para apresentar suas demandas aos ministros do Estado, governadores, parlamentares e representantes da sociedade civil organizada. E ilustrarão sua apresentação através de painéis e exposições que ficarão disponíveis aos convidados entre os dias 20 e 22 de novembro em espaço nobre do Congresso.

Assessoria parlamentar

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter