Balsa com três milhões de litros de combustível chega a Porto Acre

A previsão é de que mais 60 mil litros de gasolina sejam entregues ainda hoje, 26 (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A previsão é de que mais 60 mil litros de gasolina sejam entregues ainda hoje, 26 (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Após a chegada de uma balsa carregada com 600 mil litros de combustível na tarde de terça-feira, 25, uma maior, com três milhões de litros, atracou no porto de Porto Acre na manhã desta quarta, 26. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Gundim, só ontem já foram distribuídos mais de 235 mil litros de combustível para os postos da BR e Ipiranga. A previsão é de que mais 60 mil sejam entregues ainda hoje. Com a chegada de mais combustível, a distribuição nos postos continua e garante o consumo normalizado para os próximos 12 dias.

Segundo o gerente Regional de Operações Norte da Petrobras, Ênio da Silva, as balsas carregadas de combustível têm origem de Manaus (AM), com destino final em Porto Acre. Depois, os caminhões já abastecidos seguem pela rodovia até a capital acreana e demais municípios para abastecer os postos. Essa não é uma operação de rotina, tendo sido feita para atender essa contingência do estado.

“A princípio nós estimávamos uma viagem em torno de 20 a 25 dias, e encontramos muitas dificuldades em questão de navegação noturna, em função das condições de rio, com bastantes curvas, com isso a balsa não evoluiu com a velocidade máxima que esperávamos, mas conseguimos com todos esses desafios chegar com a balsa aqui e atender a população”, disse Ênio. O atraso na chegada da balsa ocasionou o desabastecimento temporário nos postos de combustíveis.

Galeria de imagens

Ainda de acordo com Ênio, quando a balsa chega ao porto, os caminhões de combustíveis são abastecidos para fazer a distribuição nos postos. Esse combustível está sendo distribuído para cerca de 30 postos de Rio Branco.

Para o próximo sábado, 29, está prevista a chegada de mais uma balsa carregada com 2,4 milhões de litros de gasolina e será o suficiente para abastecer o estado durante 14 dias, até chegar o próximo carregamento, previsto para 10 de abril. “Temos chegando também de Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira um volume de 150 mil litros direto para os revendedores. A população pode ficar tranquila que aos poucos vai normalizando conforme vai chegando o combustível, e estamos colocando um volume significativo no mercado que vai atender perfeitamente a necessidade de Rio Branco”, ressaltou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter