Cursos são ministrados por especialistas até a próxima sexta-feira
Passado o momento de euforia das apresentações durante o 9º Campeonato de Bandas e Fanfarras é hora de aprender novas técnicas e teorias sobre Mor, Baliza e Coreografia. Uma oportunidade única para quem desempenha esta atividade no Acre, as oficinas de capacitação com os instrutores Fernando Noronha, Abel de Moraes e Priscila Veiga, especialistas em suas áreas, são realizadas no Colégio Barão do Rio Branco até a próxima sexta-feira.
Os três profissionais participaram do evento como jurados e foram convidados para ministrar as oficinas. Bom para Renata Carolina, a única garota da turma no curso de Mor. "Nunca fiz um curso de Mor. É mais um incentivo para quem atua nessa área. Vamos trabalhar agora sabendo o que estamos fazendo com base teórica e prática", analisa a jovem que levou para a Escola Neutel Maia troféu de primeiro lugar na categoria Fanfarra com 1 Válvula.
Atentos à aula do coreógrafo Abel de Moraes, representante da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), Wanderson e Itaan avaliam o curso como muito bom para a atividade. Há cinco anos na atividade eles nunca haviam participado de nenhuma formação na área. Mesmo assim levaram, cada um, o troféu de segundo lugar pelas escolas João Aguiar e Maria Chalub Leite, respectivamente.
Para a baliza e jurada deste elemento, Priscila Veiga, todos sairão transformados deste curso que abrange tanto informações teóricas como aulas práticas. As oficinas são promovidas pela Associação de Bandas e Fanfarras do Acre (Asbanfacre) como forma de difundir e aperfeiçoar a atividade melhorando a qualidade técnica dos integrantes. O Campeonato de Bandas e Fanfarras do Acre é realizado em parceria entre a Asbanfacre e Governo do Estado.