Balé Folclórico da Bahia comemora 25 anos com estreia de turnê nacional em Rio Branco ( Foto: divulgação)
Balé Folclórico da Bahia comemora 25 anos com estreia de turnê nacional em Rio Branco ( Foto: divulgação)

O Balé Folclórico da Bahia, aclamado internacionalmente, comemora 25 anos com turnê nacional do espetáculo “Herança Sagrada – A Côrte de Oxalá”, inspirado em rituais do candomblé. Rio Branco é a cidade de estreia em única apresentação, no dia 3 de abril, 20 horas, no Teatro Plácido de Castro. O Balé segue para Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luis (MA), e encerra a temporada nacional com duas apresentações na sua própria cidade, Salvador (BA). A apresentação na capital tem o apoio cultural do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).

Bailarinos reproduzem movimentos de alguns dos mais importantes rituais do candomblé ( Foto: Divulgação)
Bailarinos reproduzem movimentos de alguns dos mais importantes rituais do candomblé ( Foto: Divulgação)

A companhia já se apresentou em 24 países, e viaja pouco pelo Brasil. A turnê tem patrocínio de  O Boticário na Dança. “O espetáculo já é consagrado em vários países, agora precisa ser conhecido pelos brasileiros”, afirma Walson Botelho, fundador e diretor-geral do Balé, conhecido como Vavá Botelho.

A turnê representa um trabalho árduo desenvolvido durante 25 anos pelo Balé. “Manter uma equipe que se dedica à dança em regime integral, com intenso preparo técnico, físico e muita pesquisa, é uma luta diária”, afirma Vavá.

O espetáculo – Em “Herança Sagrada”, os bailarinos reproduzem com fidelidade sequências de movimentos de alguns dos mais importantes rituais do candomblé, numa coreografia baseada em danças do culto afro-brasileiro. No palco, 26 bailarinos, músicos e cantores apresentam movimentos vibrantes e sonoridade arrebatadora.  A segunda parte reúne coreografias clássicas do repertório do Balé, que traduzem as mais importantes manifestações folclóricas baianas, em “Puxada de Rede”, “Capoeira” e “Samba de Roda”, além de “Afixirê”, coreografia inspirada na influência dos escravos africanos na cultura brasileira. O espetáculo tem duração de 90 minutos.

“Somos, provavelmente, um dos maiores embaixadores da cultura popular brasileira para o mundo inteiro, e temos divulgado a Bahia em todo o planeta”, destaca o diretor.

Serviço

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)