Bairro Taquari recebe o programa Ruas do Povo

Jamile Oliveira casou-se e morava nos fundos da casa da avó. Para melhorar a vida, o marido comprou um terreno e começou a construir a casa de madeira na Rua da Praia do Futuro, no bairro Taquari. Um ano depois, iniciaram os trabalhos em alvenaria. Na sua rua, as máquinas do programa Ruas do Povo já estão trabalhando. “Acho que a minha casa vai ficar mais valorizada”, prevê. Quando perguntada sobre as dificuldades, ela conta que o marido trabalha num almoxarifado, e no período chuvoso, para conseguir trabalhar, tinha que transportar a bicicleta nas costas e enfrentar a lama.

Maria Prigo explica que já perdeu clientes devido às condições de sua rua( Foto: Angela Peres/ Secom)
Maria Prigo explica que já perdeu clientes devido às condições de sua rua (Foto: Angela Peres/ Secom)

As etapas do trabalho se iniciam com a drenagem e rede de esgoto. Logo em seguida são realizadas a terraplanagem, a troca de solo saturado, a limpeza mecanizada e a retirada dos entulhos. A próxima fase é o gride, na qual o maquinário depende das condições climáticas (que interfere na qualidade do serviço), pois envolve movimento de terras. Por fim, são realizados o meio-fio e a pavimentação.

Na Rua Aldeota, Maria Rosa Prigo conta uma história semelhante. Ela mora há quatro anos no bairro com o marido e dois filhos – a menor tem 10 anos de idade. “A dificuldade de locomoção era tanta que a gente ficava de dia sem sair de casa e não podia levar a menina à escola”, conta. A polícia vinha ao bairro a cavalo, depois com triciclo e agora o carro já entra no bairro. Maria é costureira e disse que o problema chega a influenciar em sua situação financeira. “As clientes não conseguem chegar à minha casa, e eu ganhava menos.”

As crianças se acostumaram a brincar entre os igapós e o mato. A vizinhança conta que havia muitas cobras, e à medida que as máquinas foram limpando, foi ficando melhor. Roniquele tem dois anos e brincava em uma poça, enquanto acompanhava o pai, que conversava com o vizinho.

Ruas do Povo é um projeto do governo do Estado que atende os moradores entregando infraestrutura e urbanização.  As pessoas recebem mais dignidade e saúde, superando o incômodo da poeira e da lama, diminuindo também doenças respiratórias e a dengue, pois perdem condições propícias para o desenvolvimento. As ruas do bairro Taquari estão em trabalho e vistoria do Depasa e serão entijoladas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter