início da folia

Baile e concurso da realeza são destaques na abertura do Carnaval em Cruzeiro do Sul

Às 17h desta sexta-feira, 17, estava de volta o Carnaval em Cruzeiro do Sul. A megaestrutura sonora do palco montado na Praça Orleir Cameli, região central da segunda maior cidade acreana, tocava marchinhas e músicas típicas da festa momesca, anunciando que esta promete ser a maior edição do evento já realizada na região.

O chefe do Executivo municipal, Zequinha Lima, classificou o retorno como um momento histórico. Ele lembrou que há dois anos a pandemia de covid-19 impedia a realização da atividade.

Zequinha Lima: preparamos um ambiente seguro para que o folião possa se divertir. Foto: Diego Silva/Secom

“É a primeira edição do Carnaval preparada pela nossa gestão e tudo foi feito para garantir um brilho especial à festa. Quem ganha é o folião, que encontrará um ambiente seguro e terá liberdade para se divertir”, pontua o gestor.

Alcir Costa: além de segurança, a população do Juruá pode esperar cinco noites com muito entretenimento. Foto: Diego Silva/ Secom

O governo do Estado é o grande parceiro do município na realização da folia. Alcir Costa, representante da Secretaria de Estado da Indústria, da Ciência, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur), afirma que a gestão estadual não mediu esforços para garantir mais um evento de grande porte ao povo do Juruá. “A população pode esperar cinco noites de muita alegria e entretenimento, aproveitando o momento para brincar com muito respeito, pois o importante é se divertir”, frisou.

Atividades físicas também foram oferecidas aos foliões. Foto: Diego Silva/Secom

Na abertura, destaque para o concurso da realeza e o baile carnavalesco. As atrações empolgaram o público presente.

“A organização preparou a festa pensando no folião. A estrutura muito bem montada e uma programação excelente para que possamos sentir a energia contagiante do Carnaval”, avaliou o estudante, Ronald Fonseca.

Uma megaestrutura foi montada para a realização do Carnaval 2023, em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

A foliã Ângela dos Santos disse que o momento é de recomeço. “Terei a chance de rever velhos conhecidos. Que o povo aproveite o presente e brinque com muita paz e amor”, pontua.

Vencedores do Concurso da realeza

Os participantes do concurso da realeza do Carnaval cruzeirense mostraram muito samba no pé, criatividade e ousadia. Os vencedores levaram prêmio de R$ 1 mil em dinheiro e R$ 500 em compras.

Rei Momo, Matheus Silva, 26 anos: Carnaval é cultura e sinônimo de novas oportunidades. Foto: Diego Silva/Secom
Rainha do Carnaval, Emily Rodrigues, 26 anos: que a conquista traga novas oportunidades. Foto: Diego Silva/ Secom
Rainha Gay, Vanda Maar, de 22 anos: minha conquista representa a classe LGBTQIA+, que poucas chances tem para demonstrar sua arte. Foto: Diego Silva/Secom

Programação

Sábado, 18 – feira carnavalesca do empreendedor, baile e concurso de blocos carnavalescos.

Domingo, 19 – feira carnavalesca do empreendedor, baile infantil, concurso de melhor fantasia infantil e adulto e baile carnavalesco.

Segunda-feira, 20 – feira carnavalesca do empreendedor, baile e desfile das campeãs da realeza.

Na terça-feira, 21 – baile infantil, feira e baile carnavalesco encerram o evento.