Doação

Avião doado pela PRF ao Governo do Estado será usado para o transporte de agentes em missões de segurança

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre, Paulo Cézar Rocha dos Santos, anunciou nesta segunda-feira, 25, que o avião bimotor Sêneca III, doado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o Governo do Estado do Acre, será usado em missões de transporte de agentes de segurança a locais inóspitos da Amazônia.

A aeronave, de prefixo PP-FFZ, com capacidade para até sete passageiros e um tripulante, tem um custo de manutenção muito inferior a do helicóptero Esquilo, de propriedade do Governo do Estado do Acre, o que permitirá transportar mais pessoas, de forma muito mais rápida, a qualquer região isolada do estado.

Aeronave que será doada ao Acre estacionada no aeroporto de Florianópolis, em 2011 (Foto: Jaka Fotografias)

“O avião vai completar as ações do Ciopaer [Centro Integrado de Operações Aéreas] do Governo do Estado do Acre, que carece também de uma aeronave [de asa fixa], para transporte de tropas”, afirmou Rocha dos Santos.

Para Carlos Rogério de Oliveira Costa, chefe da Divisão de Operações Aéreas da PRF, a doação é “benéfica à sociedade, e em consequência ao Poder Público, ao permitir que o bem permaneça prestando serviços ao interesse social, responsavelmente buscando dar o melhor proveito ao patrimônio”.

Em documento de doação, a PRF afirma que a “aeronave em questão passou a integrar o patrimônio [da instituição] com o objetivo de apoiar e atividade fim do órgão: preservar a ordem, a segurança e a vida; e assim foi utilizado, ampliando as capacidades logísticas e de transporte do Departamento durante a sua operação”. Ainda não há uma data de quando o avião deverá chegar ao Acre.