No Acre, os municípios sorteados foram Cruzeiro do Sul e Manoel Urbano, que já concluíram a pesquisa
A Divisão Estadual de Saúde Bucal realizou nos dias 17 e 18 deste mês, na sala de reuniões do 5º andar do prédio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a Avaliação do Projeto Saúde Bucal 2010 no Acre. O encontro visa verificar o andamento da pesquisa, a partir dos dados coletados em campo pelos profissionais treinados na oficina que ocorreu entre os dias 17 e 19 de março deste ano.
Para conduzir a avaliação, foi convidada a odontóloga Regina Auxiliadora, pesquisadora do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância à Saúde Bucal (Cecol) da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo e membro do grupo gestor do projeto SB Brasil 2010. Segundo Regina, "o projeto está atingindo as metas. Assim, o próximo passo é a consolidação dos dados para produzir um relatório que retrate as condições de saúde bucal nas capitais brasileiras e no interior".
Em todas as capitais a pesquisa é automaticamente realizada, sendo que, além delas, são sorteados outros municípios de acordo com o porte populacional. No Acre, os municípios sorteados foram Cruzeiro do Sul e Manoel Urbano, que já finalizaram a pesquisa. Em Rio Branco espera-se concluir até o dia 3 de setembro. De acordo com a coordenadora estadual do Projeto SB Brasil, Verônica Barbosa, a equipe não medirá esforços para concluir a pesquisa em Rio Branco e atingir a meta proposta.
"Como o Projeto SB Brasil 2010 terá resultado do perfil de Saúde Bucal por macrorregiões, nosso objetivo a seguir será realizar uma pesquisa que retrate o perfil de saúde bucal do Estado. Para isso, já está sendo articulado junto ao Cecol apoio técnico para esse novo momento, no qual estaremos envolvendo todos os municípios num espaço conjunto para traçar e criar estratégias de avaliação, planejar serviços e fortalecer ações integradas de Vigilância Sanitária em Saúde na Política Estadual de Saúde Bucal", declara Barbosa.