Autoridades dialogam com indígenas para reforçar segurança em Santa Rosa

Autoridades da Funai, MPF, Polícia Federal e Segurança Pública do Acre debateram a questão (Foto: Pedro Paulo)
Autoridades da Funai, MPF, Polícia Federal e Segurança Pública do Acre debateram a questão (Foto: Pedro Paulo)

Representantes das polícias Federal, Civil e Militar, Ministério Público Federal (MPF) e Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 23, com representantes das comunidades indígenas Huni Kui-Kaxinawá, Madjpa-Kulina e Jaminawa, de Santa Rosa do Purus, para tratar sobre segurança pública nas comunidades.

A maior parte da população de Santa Rosa do Purus é composta por indígenas. Com o crescimento da cidade, vários estabelecimentos comerciais e casas de festas fazem com que a população indígena tenha contato com essa cultura.

“A ligação dos índios com bebidas alcoólicas e produtos ilícitos fez crescer a criminalidade e aumentar os índices de violência na cidade e nas comunidades indígenas”, destacou o assessor de Assuntos Indígenas do governo, Zezinho Kaxinawá

Zezinho Kaxinawá ressalta que esse diálogo é devido à preocupação com a onda de criminalidade ocorrida nas etnias e na fronteira do Brasil com o Peru. Nos últimos três anos, quatro índios foram assassinados no município, causando inquietação à comunidade indígena e ao Poder Público.

O secretário de Segurança do Acre, Emylson Farias, ressalta que o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) está à disposição para apurar os fatos e levar até as comunidades uma ação que vise coibir a criminalidade naquele local.

“Iremos fazer um acompanhamento mais detalhado dos fatos que foram narrados nesta reunião, para que possamos integrar as forças de segurança e realizar um trabalho mais intenso naquela região e na fronteira com o Peru, para que, assim, seja devolvida a segurança à população”, declarou Emylson Farias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter