Automassagem proporciona saúde e bem-estar aos servidores do Huerb

 A automassagem proporciona redução significativa da ansiedade além de benefícios ao sistema imunológico (Foto: Assessoria Sesacre)

A automassagem proporciona redução significativa da ansiedade, além de benefícios ao sistema imunológico (Foto: Assessoria Sesacre)

“É realmente muito bom. Não imaginava que poderia sentir a diferença já na primeira aula. Já estou ansiosa pela próxima.” Foi o que disse a servidora do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Neide Matos, após participar da primeira aula de automassagem, ministrada pelo massoterapeuta Bento Marques, na tarde desta quinta-feira, 3.

A automassagem é uma técnica que utiliza recursos como as próprias mãos, passando pelo corpo, no intuito de aliviar as tensões, e os exercícios de yoga, que fortalecem e harmonizam o corpo e a mente, a fim de propiciar o bem-estar físico e psíquico.

As aulas fazem parte do programa “Atitude, saúde e bem viver” promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Ministradas desde março, nas unidades de saúde e secretarias do estado, as aulas de automassagem, com técnicas de yoga, têm levado aos servidores, o conhecimento de se cuidar através de exercícios físicos respiratórios – milenares da medicina chinesa – como forma de manter a saúde e o bem-estar no cotidiano da família e da comunidade.

“A prática regular de automassagem é recomendada para aqueles que desejam operar grandes transformações dentro de si e se manter em harmonia com a natureza”, garantiu Bento Marques.

O massoterapeuta também explicou que as pessoas que praticam as técnicas e exercícios repassados regularmente adoecem menos, manifestam mais vitalidade, equilibram suas emoções e percebem suas mentes mais claras e lúcidas. “A prática de automassagem pode ser considerada um laboratório para a vida, em que o praticante é estimulado a desenvolver uma atitude mental centrada e observadora”, finalizou Marques.

A diretora-geral do Huerb, Helyadia Prudêncio, afirma que é muito importante proporcionar momentos para que os servidores possam relaxar e esquecer um pouco a rotina de trabalho. “Principalmente em um hospital como o Huerb, onde acontecem todos os tipos de situação, é necessário oferecer cuidados para os médicos, enfermeiros e atendentes, que têm que lidar diariamente com situações de estresse”, comentou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter