Autocuidado e realização dos exames são temas de palestra no 1º Fórum de Mulheres Huni Kui

Ainda em alusão ao mês da mulher, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participou durante dois dias do 1º Fórum de Mulheres Huni Kui do Acre. O evento foi organizado pela Federação dos Povos Huni Kui (Fephac) e Organização das Mulheres Indígenas do Acre e Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore).

Coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher, Viviane Ponci, palestrando sobre saúde da mulher. Foto: cedida

Como reconhecimento pelo serviço prestado à saúde indígena, a Sesacre foi convidada a enviar representantes para a composição da mesa durante a cerimônia de abertura na segunda-feira, 21. Além disso, ministrou uma palestra sobre saúde da mulher nesta terça-feira, 22.

“Falamos sobre os avanços da política de saúde da mulher voltada à mulher indígena, ressaltando a importância do autocuidado e da realização dos exames oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e explicando como ter acesso aos serviços, para melhor qualidade de vida das mulheres”, relatou a palestrante Viviane Ponci, que é coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher.

Evento se estende até a sexta-feira, 25, e conta com demonstrações culturais como as pinturas com jenipapo. Foto: Taís Nascimento/Sesacre

O evento se estende até a manhã da sexta-feira, 25, e conta com a parceria de órgãos do governo do Acre e demais instituições, além da exposição de artesanatos e ritos que demonstram a força da mulher indígena.

Desde 2021, o governo do Acre, por meio da Sesacre, vem desenvolvendo e fortalecendo a saúde indígena no âmbito estadual e tem como objetivo, ainda em 2022, realizar um fórum internacional sobre saúde indígena.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter