As horas vagas do estudante Erick Costa de Souza, 10 anos, ganharam um ritmo novo. Há duas semanas, ele e outros 49 jovens, crianças e adultos do bairro Novo Horizonte, em Rio Branco, estão praticando aulas gratuitas de kung fu.
O esporte é ofertado gratuitamente na sede da associação de moradores do bairro, por meio de uma parceria da comunidade com a Liga Acreana de Kung Fu. Disciplina e saúde estão entre os benefícios da arte marcial.
Solange de Souza, mãe de Erick, destacou: “No lugar de ficar na rua, agora ele vem para cá. Fico despreocupada e contente por saber que o tempo do meu filho é ocupado de maneira certa”.
Para o presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte, Márcio Pereira, o esporte é instrumento de mudança na vida dos jovens. “Tenho certeza de que os jovens que estão aqui não vão ingressar no mundo do crime. A mudança de comportamento pode ser observada em casa”, frisou.
A possibilidade de treinar perto de casa animou o adolescente Gleidson Alencar Nascimento, 14 anos. “Há um mês estou lutando. Antes, saía daqui para o bairro São Francisco. Quando não tinha dinheiro para ônibus, ia a pé mesmo. Essa escolinha no bairro vai favorecer ainda mais minha evolução marcial”, contou.
Investimentos
O núcleo de kung fu do bairro Novo Horizonte foi inaugurado oficialmente na tarde de terça-feira, 14.
Na ocasião, o professor de artes marciais Nil Figueiredo realizou a doação de materiais esportivos, essenciais para a realização dos treinos.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma parceria da Liga Acreana de Kung Fu, governo do Estado e prefeitura de Rio Branco. O kit de artes marciais custa cerca de R$ 3,5 mil.
Nos últimos meses, 13 kits foram doados para escolas comunitárias de artes marciais, localizadas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó. Outros 18 serão entregues nos próximos meses.