Começa em agosto

Atualização cadastral é tema de treinamento no interior

Com a proposta de divulgar o cronograma e o detalhamento do recadastramento dos servidores púbicos estaduais, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) está percorrendo os municípios do interior. Representantes dos recursos humanos dos órgãos de governo estão sendo treinados para auxiliar os servidores no processo de atualização cadastral presencial.

Esta etapa antecede a obrigatoriedade do governo do Estado em aderir ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O Acre deve aderir ao eSocial até o início do próximo ano.

Treinamento reúne servidores do interior Foto: Cedida

A servidora da Seplag Raquel Lima explica que as informações serão lançadas na folha de pagamento e no sistema estadual de gestão de pessoas, permitindo correição dos dados dos servidores.

No interior, os servidores de órgãos sem representação nos municípios poderão atualizar o cadastro de forma presencial nos Núcleos de Apoio da Educação e da Saúde, órgãos parceiros na atualização.

De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão, Maria Alice de Araújo, a parceria com a demais secretarias tem sido primordial para a realização deste processo de atualização dos dados dos servidores. “A equipe do Planejamento e Gestão está apresentando as ferramentas para ajudar no trabalho de auxílio aos servidores para a efetivação do recadastramento. Essa parceria com os núcleos é essencial. Vamos otimizar a gestão administrativa”.

O recadastramento é obrigatório a todos os servidores efetivos, temporários, afastados, cedidos, cargos comissionados, agentes públicos, empregados públicos civis e militares. O cronograma de atualização cadastral presencial terá início no dia 1º de agosto, com previsão de encerramento em novembro.

Todos devem acessar a plataforma de atualização cadastral on-line (http://www.servicos.sga.ac.gov.br) e em seguida comparecer ao setor de Recursos Humanos de seus respectivos órgãos, ou nos núcleos para entregar documentos necessários.

Inicialmente, a Seplag reuniu representantes dos recursos humanos da capital para a qualificação. Em seguida membros dos núcleos dos municípios do Alto e Baixo Acre estiveram reunidos em Rio Branco para participar do treinamento. E nesta semana, a capacitação está sendo realizada em Sena Madureira, Tarauacá e em Cruzeiro do Sul.

“Os servidores estão sendo treinados para receber a documentação. Esse grupo irá validar as atualizações cadastrais sem a necessidade de enviar a documentação para capital o que irá otimizar o tempo de recadastramento dos servidores”, destacou Raquel.