Atletas acreanas são destaque em competição paralímpica nacional

Duas atletas paralímpicas acreanas, Gigliane Paiva da Silva e Débora Oliveira de Lima, foram destaques na realização da primeira etapa do Circuito Paralímpico Caixa Lotérica Nacional 2022. Gigliane conquistou uma medalha de prata nos 200 metros e uma de bronze nos 100, e Débora conseguiu medalha de bronze no salto em distância.

O Circuito Paralímpico é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e foi realizado na cidade de São Paulo entre os dias 9 e 14 de março. A participação das atletas foi possível a partir do apoio da Secretaria de Estado Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Esportes, da Associação Paralímpica Acreana (APA) e do Centro de Ensino Especial Dom Bosco.

Atletas conseguiram importantes classificações para o esporte paralímpico acreano. Foto: cedida

De acordo com o chefe de Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, participam dos circuitos Caixa atletas que são bolsistas do governo federal. “Quando os atletas participam do Circuito Caixa, é porque são bolsistas do governo federal e ganham pela Caixa Econômica”, explicou.

Ao governo do Estado, segundo ele, compete custear as passagens aéreas dos atletas e ao CPB a alimentação e a hospedagem durante os jogos. Ao todo, são realizados, por ano, de três a quatro circuitos Caixa, que têm, entre as modalidades esportivas, o atletismo, a natação e a bocha.

“Para manter a bolsa, os atletas são obrigados a participar dos circuitos, pois são bolsistas e dos circuitos sai o campeão, o vice, o terceiro lugar e, no final  final dos circuitos, sai o campeão brasileiro de cada modalidade”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter