Ela nasceu com catarata congênita. Aos 18 anos perdeu totalmente a visão. Aos 19 começou a treinar. Hoje, aos 30, Jerusa Geber dos Santos, acreana, é atleta olímplica, bronze nas Paralimpíadas de Pequim (2008) e prata nas Paralimpíadas de Londres nos 100 e 200 metros de atletismo. A esportista está no Acre para visitar a família e incentivar o esporte. Na tarde desta quarta-feira,17, ela foi recebida pelo governador Tião Viana.
Jerusa corre ao lado de Luiz Henrique, o atleta guia e marido. O governador Tião Viana, ao lado do secretário de Educação, Daniel Zen, e do secretário de Esportes, Mauro de Deus, querem estreitar os laços com a atleta olímpica acreana, trazendo-a mais vezes ao Estado para que ela possa incentivar o esporte e motivar os portadores de algum tipo de deficiência.
“Contem com o governo para ajudar. Estamos às ordens. Incentivem nossos jovens. É uma honra para o Estado ter uma atleta tão dedicada”, disse Tião Viana.
Jerusa treina em média seis horas por dia, e o próximo desafio é o mundial da França, que acontece em julho. “Aqui no Acre nós temos uma pista de atletismo excelente para treino de velocidade. É um privilégio ter uma pista como esta, e ela precisa ser mais utilizada. Eu comecei a treinar aqui e hoje moro em São Paulo”, disse a atleta.