Atividades culturais, debates e até mesmo intervenções artísticas farão parte de três iniciativas voltadas para juventude, que serão promovidas em Brasileia nesta sexta-feira, 26, e domingo, 28. São elas: o Conexão Jovem, o Intervalo Cultural e o Expressão Jovem.
Os eventos são de iniciativa do governo do Estado, por meio da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), e visam a promoção de ações totalmente voltadas ao público jovem.
As primeiras atividades serão realizadas na Escola Estadual Kairala José Kairala, onde haverá debates sobre transtornos psicológicos e o elevado índice de suicídio na faixa entre 15 e 29 anos.
“Nosso objetivo com o Conexão Jovem é levar para as escolas conversas que estão de acordo com a realidade em que os jovens vivem, fazendo-os refletir sobre os temas propostos”, afirma o titular da Assejuv, Weverton Matias.
Ainda na sexta-feira haverá o Intervalo Cultural, que visa reunir os estudantes da própria escola para um momento de intervenções e exposições artísticas, tais como recitais de poesia e apresentações de músicas e de dança, entre outros. “Esse projeto surgiu para colaborar com a formação de ideias e caráter dos jovens, além de valorizar os talentos presentes na escola”, ressalta o gestor.
Já no domingo, será realizada a segunda edição do ano do projeto Expressão Jovem, a partir das 14 horas, na praça Hugo Poli.
O evento é uma parceria com a prefeitura de Brasileia, e contará com a presença da comunidade em apresentações artísticos-culturais, tais como fanfarra e quadrilha junina, entre outros.
Demais agendas
Ainda naquela região, o gestor da Assejuv, Weverton Matias, reuniu-se nesta semana com representantes da prefeitura de Epitaciolândia para apresentar o programa ID Jovem, que proporciona diversos benefícios à juventude, tais como meia-entrada e vagas gratuitas em ônibus interestaduais, voltadas para pessoas entre 15 e 29 anos.
Já em Brasileia, o assessor teve um encontro com a prefeita Fernanda Hassem, para definir os últimos detalhes da programação do fim de semana. Além disso, foi promovido o primeiro Conexão Jovem e Intervalo Cultural na escola Kairala José Kairala, que contou ainda com a presença do secretário estadual de Educação, Marco Brandão.