Escola atende 252 crianças e aposta em projetos culturais e dinâmicos que envolvem o ambiente escolar
Oferecer à criança a ampliação de aprendizagens que vão além das suas experiências com a família é uma das metas da Escola Infantil Toppo Gigio de Feijó. A instituição veterana na competição concorre pela terceira vez ao prêmio de melhor gestão escolar do Estado. Em 2006, foi a terceira entre as finalistas.
A escola, que atende 252 crianças, de 4 e 5 anos, nos turnos manhã e tarde, aposta em projetos culturais e dinâmicos que envolvem as crianças no ambiente escolar. O “Folia Caipira” realiza atividades de resgate à cultura, no qual os professores explicam aos estudantes a importância e o significado das festas juninas e promovem três dias de arraial apresentando vários tipos de danças típicas da região amazônica, envolvendo os pais e a comunidade feijoense.
Seu projeto político-pedagógico tem foco no aluno, construtor do conhecimento e o professor como mediador do processo e ampliação desses conhecimentos. A escola realiza ainda o projeto Aventura de Ler, em que cada sala utiliza o cantinho de leitura durante a semana, e no último dia, eles apresentam para toda a escola uma contação de estórias com fantoches.
A gestora acredita que o trabalho com crianças de 4 e 5 anos possibilita o desenvolvimento de práticas interdisciplinares, em que realizam seu trabalho dando liberdade às crianças de desenvolverem, integralmente, os aspectos cognitivos, afetivos e simbólicos.
“Estamos concorrendo porque realizamos atividades com a participação da comunidade escolar, como projetos inovadores que tornam as aulas dinâmicas, isso faz com que o aluno sinta necessidade e prazer em aprender”, explica a gestora Gelcineide Moreira, que há sete anos administra esta escola.
Escola Francisco Nunes Leitão valoriza alunos nota 10
Contemplando cerca de 570 alunos, a Escola Francisco Nunes Leitão, localizada no município de Feijó, é uma das finalistas do Prêmio Estadual de Gestão 2010. Foi vencedora do Soletrando com o tema Meio Ambiente, uma ação do Ministério da Defensoria Pública realizado em 2009, e agora aposta em projetos de leitura para ser a vencedora do Prêmio Gestão.
A escola possui nove salas de aula, atendendo alunos na faixa etária de 6 a 14 anos. Uma das metas da gestão é oportunizar a comunidade escolar um maior envolvimento e participação nas ações educativas, contribuindo na formação pessoal e social dos alunos.
“Ser finalista do Prêmio Gestão é uma forma de reconhecimento dos pais, dos professores e comunidade escolar, já nos sentimos vencedores por estar entre as finalistas. Esta instituição vem trabalhando para alcançar qualidade na tentativa de incluir todos no processo de ensino/aprendizagem, declarou a gestora Ana Maria.
Acreditando que o exercício da leitura e da escrita fortalecem a qualidade do ensino, a escola trabalha com o projeto Formando Leitores e Escritores, que oportuniza os estudantes a interagir a partir da construção e leitura de diversos gêneros textuais. Professores e alunos promovem sarais de poesias, leituras na sala através de uma rádio-escola, em que o aluno ler com o microfone suas produções para a comunidade escolar.
Outro projeto que tem colaborado com a melhoria do ensino é o Aluno nota 10, uma atividade que premia os estudantes que tiverem notas dez nas diferentes áreas do conhecimento. O primeiro e segundo lugar ganhou uma bicicleta, e o terceiro, um curso de informática básica.