Atividades físicas resgatam autoestima de servidores

“A minha vida mudou completamente, tive que trocar todas as peças do meu guarda-roupa”, diz Neemias (Foto: Assessoria Sesacre)

“A minha vida mudou completamente, tive que trocar todas as peças do meu guarda-roupa”, diz Neemias (Foto: Assessoria Sesacre)

O “Atendimento ao Servidor” é um projeto desenvolvido no Hospital das Clínicas de Rio Branco desde 2005, pela educadora física Eliana de Oliveira, tendo a finalidade de resgatar os servidores da obesidade, sedentarismo e do estresse no trabalho, a prática é empregada de três formas: ginástica laboral, aeróbica e a hidroginástica.

Neemias Santos Carneiro de 24 anos é estudante de medicina e estagiário do Hospital das Clínicas, encontrou nas aulas da professora Eliana um atalho pra saúde e bem-estar. O estudante que chegou ao Hospital das Clínicas pesando aproximadamente 109 quilos, ao longo de 12 meses de dedicação, assiduidade às atividades físicas e mudando o hábito alimentar, perdeu cerca de 30 quilos. “A minha vida mudou completamente, tive que trocar todas as peças do meu guarda-roupa”, diz Neemias sorridente.

Hoje, Santos diz ter mais disposição para trabalhar, coisa que antes não tinha, pois chegou sem nenhum condicionamento físico e com a autoestima em baixa. Depois de certo tempo praticando os exercícios – supervisionados pela educadora física – adquiriu resistência e disposição para fazer as atividades.

“Todos os dias fico ansioso pra que chegue a hora dos exercícios. Às vezes nem termino meu horário de trabalho, mas sou liberado para fazer as atividades. Depois que estou nesse programa meu humor melhorou 100%. Hoje posso dizer que tenho autoestima”, afirma.

Segundo a educadora Eliana, o mais importante no projeto é que o funcionário não precisa sair do hospital para praticar exercícios. “Muitos deles se queixavam que descuidaram da saúde pelo fato de terem de sair do trabalho e ainda irem à academia, isso os desestimulava”, garante a educadora.

Educadora física Eliana de Oliveira diz que o mais importante do projeto é que o servidor não precisar sai do hospital pra fazer as atividades (Foto: Assessoria Sesacre)

Educadora física Eliana de Oliveira diz que o mais importante do projeto é que o servidor não precisar sai do hospital pra fazer as atividades (Foto: Assessoria Sesacre)

Hoje o projeto tem cerca de 20 alunos na mesma situação de Neemias, que estão se recuperando ou se prevenindo de doenças como o colesterol, diabetes, pressão alta, problemas no coração e obesidade. A iniciativa tem possibilitado mais qualidade de vida para servidores da saúde. No entanto, o programa não se estende apenas aos funcionários do Hospital das Clínicas, mas a toda comunidade em geral.

A professora relata que tem o total apoio do governo do Estado, por meio do Hospital das Clínicas e da Secretaria de Estado de Saúde, e que inclusive o projeto também foi implantado em outras unidades hospitalares, uma vez que oferece melhor qualidade de vida aos servidores.

“O governo do Estado vem investido em projetos que promovam a qualidade de vida e levante a autoestima dos servidores, principalmente na área da saúde. Nosso objetivo é implantar esse projeto em todos os setores da saúde e melhorar a qualidade de vida dos servidores que estão sedentário, hipertensos e obesos”, finaliza Eliana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter