Atividades físicas e exames marcam encerramento da Semana do Rim

Atividades físicas marcaram o encerramento da programação do Dia Mundial do Rim no Acre (Foto: Leônidas Badaró)

A manhã deste domingo, 12, foi de muita movimentação no Parque Tucumã, na capital acreana. Quem passou pelo local se surpreendeu com a grande quantidade de pessoas e atividades que marcaram o encerramento da programação do Dia Mundial do Rim.

A programação, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), faz parte da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que tem como tema, este ano: “Doença renal e obesidade – estilo de vida saudável para rins saudáveis”.

O objetivo é conscientizar a população da importância de uma alimentação saudável e da atividade física para a prevenção das doenças renais.

Graças às atividades físicas diárias, Ribeiro mantém a pressão arterial sob controle (Foto: Leônidas Badaró)

“Uma vida saudável é de extrema importância para evitar doenças. Com os rins não é diferente, por isso, a necessidade de informar à população dos benefícios de praticar exercícios e se alimentar de forma adequada”, explica o nefrologista Ricardo Sena.

Como a prática de atividades físicas é uma das armas para prevenir as doenças renais, os frequentadores do Parque Tucumã ou quem foi atraído exclusivamente pela programação teve a oportunidade de suar a camisa. Aquecimento com muita música, caminhada e funcional foram realizados sob a orientação de um profissional de educação física.

Exames e tratamento contra a obesidade

Além da prática de atividades físicas, quem passou pelo Parque também pode realizar aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Quem saiu do local todo orgulhoso foi o empresário João Ribeiro. Aos 62 anos, a pressão arterial não apresentou alteração. Ele afirma que as boas condições de saúde são resultado da prática diária de corrida e caminhada. “Vale a pena você fazer uma atividade física. Muito melhor fazer exercício que viver sempre no médico”, destaca.

Quem está acima do peso e precisa de ajuda para combater à obesidade tem a possibilidade de tratamento gratuito por meio de uma parceria da Sesacre com a Associação dos Portadores de Obesidade.

Todos os dias, no Círculo Militar, são oferecidas atividades como hidroginástica e exercícios localizados, gratuitamente.

“São atividades voltadas para o combate do sobrepeso, da obesidade e da obesidade mórbida. Atendemos mais de 400 pessoas e estamos abertos para quem nos procurar”, destaca Edvanílson Carvalho, representante da associação.

Para participar das atividades basta comparecer ao Círculo Militar e apresentar um atestado médico que afirme que o paciente está apto a fazer exercícios físicos e outro atestando que a pessoa não possui nenhum tipo de doença dermatológica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter