As atividades do projeto Nadando com a Comunidade foram retomadas após um período de recesso. Coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o projeto funciona na piscina da Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, com aulas de natação de segunda a sexta-feira.
A ação surgiu em junho do ano passado e teve um público de 500 participantes. O coordenador, tenente Jean Amaral, explica que as atividades são voltadas para a comunidade em geral. “Incentivamos o usuário à prática das atividades aquáticas e ressaltamos os benefícios que trazem à saúde”, relata.
Amaral explica ainda que o projeto Nadando com a Comunidade não é exatamente uma escola de natação porque não ensina a nadar, mas dá orientações de aperfeiçoamento a quem já sabe. “Quem tiver interesse em participar venha até ao escritório que funciona ao lado da piscina, anexo à Escola Armando Nogueira, portando seus documentos. A natação é gratuita, porém, ao fazer a inscrição o usuário irá pagar uma taxa simbólica de R$ 10, que utilizamos para a manutenção da piscina”, ressaltou.
Esporte e lazer acessível à comunidade
Para a professora Ângela Rodrigues, que faz parte do projeto desde sua implantação, a possibilidade de contar com um espaço como esse não é comum: “Quando fiquei sabendo que estavam ofertando natação de graça em uma piscina de competições não acreditei, vim conferir e estou aqui até hoje. E com essa oportunidade já consegui eliminar mais de dez quilos”, conta.
A aposentada Olinda de Oliveira agradece ao Corpo de Bombeiros por proporcionar esse espaço. “Moramos em uma região muito quente e ter acesso a uma piscina como essa é um privilégio que a população tem”, enfatizou.
Novidades
Em 2016, a coordenação planeja implantar um treinamento funcional, às terças e quintas-feiras, além de oferecer a modalidade de polo aquático.