Atividade Ergonômica é realizada na Secretaria de Educação

Servidores da educação participam de atividade ergonômica (Foto: Assessoria Educação)

Servidores da educação participam de atividade ergonômica (Foto: Assessoria Educação)

Zelando pela saúde do trabalhador e pela qualidade de vida no ambiente profissional, o Programa Humanização na Educação, em parceria com a Uninorte, continua a Atividade Ergonômica esta semana na Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em parceria com os alunos do sexto período do curso de Fisioterapia da instituição.

Essa parceria teve início em 2011, com o objetivo de realizar orientações ergonômicas voltadas para os servidores nos seus setores de trabalho. A ação se estende até o mês de junho, com atendimentos às terças-feiras no período da tarde, e às quintas-feiras, no período da manhã. O trabalho é voluntário, sendo apenas solicitada dos servidores a participação nas atividades propostas.

Professora e fisioterapeuta responsável pelos estagiários do sexto período que colaboram com a atividade, Luciana Peniche é também mestranda em Saúde Pública, com especialização na área de Ergonomia.

Ela explica que as orientações ergonômicas visam intervir e analisar a postura, estrutura organizacional e o aspecto cognitivo do ambiente de trabalho. “Ao avaliarmos esses três pontos, preparamos sugestões para evitar a proliferação de Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) nos servidores, como tendinites e bursites”, afirma. 

Sobre as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT)

Trata-se de um grupo de lesões que constituem doenças ocupacionais derivadas de lesões especialmente vinculadas ao trabalho. São caracterizadas por sintomas dolorosos que acometem tendões, músculos, nervos, ligamentos e outras estruturas responsáveis pelos movimentos dos membros superiores, costas, região do pescoço, ombros e membros inferiores.

Além de atividades que requerem movimentos repetitivos dentro do trabalho, outros fatores contribuem para o aparecimento de DORT, como mesas, cadeiras e equipamentos em desacordo com a estrutura do corpo humano ou que induzem à má postura, maus hábitos de postura e falta de organização do trabalho, com ausência de pausas para descanso.

Apesar de se tratar de um problema ocupacional bastante sério, são doenças benignas e totalmente curáveis quando diagnosticadas precocemente e tratadas rapidamente. Quanto mais cedo as DORT forem diagnosticadas e tratadas, maiores as chances de sucesso do tratamento. Por isso, ao primeiro sintoma de desconforto, o interessado deve procurar um fisioterapeuta e fazer o tratamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter