Atividade de observação de aves movimenta R$ 50 mil no Acre

Foto: Sérgio Vale/Secom
A observação de aves tem sido fomentada pela Secretarias de Meio Ambiente (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O ecoturismo no Acre tem crescido nos últimos anos, fruto dos investimentos do governo do Estado. De agosto a outubro deste ano, cerca de 20 observadores de aves estiveram no Acre, gerando uma movimentação econômica de cerca de R$ 50 mil.

A observação de aves ou birdwatching, como é conhecia a atividade internacionalmente, tem sido fomentada pela Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) desde 2009.

Para consolidar essa prática, a Sema está desenvolvendo um estudo para criação de um roteiro turístico científico em suas Unidades de Conservação (UCs). Essa estratégia compõe a gama de ações propostas, por meio de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, que o Acre vem implementando e servem de exemplo para o restante da Amazônia.

“A observação de aves configura-se como uma atividade indutora de aquecimento da economia local, por meio do turismo e conservação da natureza. Pois, se depende de ambientes preservados para realização da atividade”, ressaltou o biólogo e coordenador da atividade na Sema, Ricardo Plácido, responsável pelo mapeamento de roteiro dos locais aptos a receber os observadores.

Leia também: Diversidade de espécies no Juruá favorece atividade de observação de aves

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter