tratamento

Atendimentos neuropediátricos são realizados no Hospital Regional do Juruá

João Guilherme da Silva Abreu, 5 anos, está entre as 128 crianças que recebem atendimentos na área de neurologia infantil ofertados no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

A sua mãe, Samily Abreu, conta que, para compreender os atrasos no desenvolvimento do filho e seus comportamentos inadequados, procurou ajuda de diversos profissionais.

Atendimentos devem orientar famílias sobre o desenvolvimento das crianças. Mais de cem pacientes devem ser assistidos. Foto: cedida

“Quando completou um ano, notei que o João Guilherme apresentava dificuldade para se comunicar e não andava. Com o passar do tempo, ele se sentia muito incomodado com barulhos e se recusava a brincar com outras crianças. Foi quando comecei a procurar suporte, e já o levei para consultas com pediatra e psicólogo; foi acompanhado por assistente social e fonoaudiólogo”, relatou.

Neurologista segue no Juruá até a próxima quarta-feira, 10. Foto: cedida

Os minutos que João Guilherme passará com o neurologista representam esperança de um diagnóstico para os transtornos que atrasam o seu desenvolvimento. “Espero ansiosa, pois a família acredita que o meu filho seja autista. Estar aqui representa uma luz no fim do túnel”, disse a mãe do pequeno, que sonha em ser militar.

A ação, que conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), teve início na terça-feira, 2, e se encerrará na próxima quarta-feira, 10.

Renato Arruda: “Com laudo, as crianças passam a ter direito a uma série de benefícios e serão direcionadas ao tratamento adequado para o desenvolvimento de suas habilidades”. Foto: cedida

O neurologista Renato Arruda, responsável pelos atendimentos, fala da importância da iniciativa à região, que é carente do serviço. “São pacientes que necessitam de diagnóstico correto ou de encaminhamento para tratamento adequado. Com o laudo, as crianças terão acesso a uma série de benefícios e também serão direcionadas ao tratamento adequado para o desenvolvimento de suas habilidades”, esclareceu.

Diani Carvalho, coordenadora de Saúde no Juruá, Tarauacá e Envira, afirma que a oferta da especialidade na regional é um passo muito importante para melhorar a saúde da população. “Estamos trabalhando para proporcionar o melhor atendimento aos cidadãos e conseguir acompanhar de perto todos que precisam desse atendimento tão importante”, pontuou.