Atendimento do Acre a pacientes com IST e hepatites é modelo para RO

Equipes da Sesacre e de Rondônia dialogaram sobre ações executadas no Acre (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Equipes da Sesacre e de Rondônia dialogaram sobre ações executadas no Acre (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

A equipe da Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), AIDS (IST/AIDS) e Hepatites Viriais, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (RO), realiza visita institucional à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), para conhecer o modelo de ações executado pelos profissionais do Acre nessa área.

A visita, que teve início na tarde de quarta-feira, 22, tem como objetivo realizar uma reunião técnica com os profissionais de saúde que desenvolvem o programa estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais nas unidades de saúde do Acre, e também visitar e conhecer o desenvolvimento das atividades no Serviço de Assistência Especializada (SAE).

“Estamos em Rio Branco para conhecer de perto a realização dos trabalhos do SAE e da Sesacre, que já ganharam prêmio destaque pela forma de tratamento a hepatites virais que desenvolvem no Acre e têm atraído uma grande quantidade de pacientes de Rondônia para Rio Branco”, informou Cleidineia Amaral, enfermeira da Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais de Porto Velho.

A visita constitui a intenção de realizar o acompanhamentos dos habitantes dos municípios de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã, que se deslocam até Rio Branco para a realização de tratamento, já que o acesso é mais fácil.

“Um dos maiores problemas que identificamos é a falta de estrutura, que em Porto Velho não há. Essa estrutura física que a população de Rio Branco tem para realizar suas consultas e atendimentos não existe em Porto Velho. Além da centralização dos atendimentos à saúde, presente no complexo do Hospital das Clínicas [HC], que diminui o tempo de espera e desburocratização para o paciente”, relatou Albenita Dias, gerente do SAE de Porto Velho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter