Associação Mulheres Unidas de Assis Brasil recebe curso de Economia Solidária

Ação é resultado do acompanhamento estatal para autonomia econômica de grupo de mulheres do município

dsc04468.jpg

As mulheres contempladas pertencem ao CADÚnico, ou seja, possuíam renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos no total (Foto: Maria das Dores)

Em agosto, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios e com apoio da prefeitura de Assis Brasil, entregou máquinas de costura para mulheres de baixa renda do município. Durante a semana passada, a equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) realizou o curso de Economia Solidária com esse grupo, e a partir dos conhecimentos teóricos a prática se confirmou, com a formação de uma associação para o trabalho.

"É importante o incentivo à organização social, pois, através desse processo, elas estão adquirindo um espírito empreendedor, trabalhando na gestão do seu negócio, e com isso se libertando do indicador de extrema pobreza", afirma a coordenadora do departamento de inclusão socioprodutiva da SEPMulheres, Maria das Dores.

As mulheres contempladas pertencem ao CADÚnico, ou seja, possuíam renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos no total. Assim, a costura é uma alternativa concreta gerada pela intervenção estatal para inclusão socioprodutiva e autonomia pessoal. As 37 mulheres definiram durante o curso a "Associação Mulheres Unidas de Assis Brasil".

A SEPMulheres, que faz acompanhamento de todos os grupos de mulheres do Estado, continua com esse trabalho com a associação até a estabilidade de seu funcionamento. Em breve vão receber o curso de corte e costura, por meio do Instituto Dom Moacyr. O objetivo é estarem capacitadas para costurarem os uniformes escolares do município para o próximo ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter