Associação promove atividades para lembrar Dia Mundial do Autismo

dia_mundial_autismoA Associação Família Azul do Acre (Afac), que reúne familiares de pessoas autistas, organiza uma caminhada para o dia 1° de abril, partindo da Praça da Revolução, às 8h30. “A caminhada é para mobilizar e chamar atenção para as pessoas que têm autismo, além de focar na aprovação da lei estadual para o autismo”, diz Arthur Leite, presidente da Associação Família Azul.

Além da caminhada, palestras sobre o autismo estão sendo realizadas nos cursos de saúde de todas as faculdades do Acre. Esses profissionais têm contato frequente com as pessoas que possuem essa síndrome.

O deputado estadual Daniel Zen deve apresentar na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) a proposta de lei para criar a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta já existia, contudo, não chegou a ser discutida no parlamento, e por isso passou por reformulação e será apresentada pelo parlamentar.

“O governador Tião Viana, médico e gestor sensível à importância do tema, pediu para que a chefe da Casa Civil, Márcia Regina, preste todo o apoio necessário, e as novidades são muito boas, pois já temos o sinal verde do Executivo, e muito em breve, assim que finalizado, vamos apresentá-lo na Assembleia Legislativa”, disse o parlamentar por meio de sua página em rede social.

Desde 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O dia foi instituído com o objetivo de ajudar a conscientizar a população mundial sobre o autismo, uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. A cada 70 nascimentos, um é autista. No Brasil, a estimativa é de dois milhões de autistas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter