Com o objetivo de valorizar a população negra, em especial as mulheres, será criada nesta terça-feira, 18, a Associação das Mulheres Negras do Acre. O evento será realizado no salão de reunião da Catedral, no centro de Rio Branco, a partir das 9 horas.
A associação nasce da iniciativa de mulheres atuantes no movimento negro e carentes de espaço para discutir as políticas públicas específicas para o segmento.
As atividades serão pautadas nas áreas de Direitos Humanos, Educação e Saúde. A atuação se dará por meio da participação em comitês, comissões e conselhos de saúde da população negra.
Almerinda Cunha, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), destaca que a data é histórica, por ser um momento em que as discussões das políticas afirmativas para a população negra estão em foco.
“As próximas gerações estarão comemorando este ato. As mulheres negras terão um lugar onde serão acolhidas com amor e carinho. Nossa meta é no futuro sermos referência na luta em prol do cumprimento dos direitos da população negra”, salientou.
O Movimento de Mulheres Camponesas, Pastoral do Negro, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Fórum de Educação Étnico Racial, Federação do Povo Huni kui do Acre (Fephac) e movimento LGBT são parceiros nesta ação.