Assistência Social realiza reunião para discutir plano de ações intersetoriais de 2020

Buscando potencializar e efetivar o Programa Bolsa Família nos municípios, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou nesta quinta-feira, 12, uma reunião com os parceiros representantes do Programa Bolsa Família na assistência social, saúde e educação para a Primeira Reunião Intersetorial do ano de 2020 para debater o plano de ação e as ações intersetoriais que serão realizadas.

 

Para o diretor de Políticas de Assistência Social, Sandro Rocha, objetivo da reunião intersetorial é tratar os três eixos principais do Programa Bolsa Família (PBF).

Objetivo da reunião intersetorial é tratar os três eixos principais do Programa Bolsa Família (PBF) Foto: Cedida

“Precisamos tratar os três eixos que são: a transferência de renda para promover o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades para reforçar o acesso aos direitos sociais básicos de educação e saúde; e as ações e programas complementares criados pela Assistência Social, que buscam desenvolver as famílias para que estas possam superar a situação de vulnerabilidade”, afirmou Sandro Rocha.

Para além de discutir intersetorialidade como objetivo básico e estratégico para as famílias beneficiárias, foi debatido o plano de ação 2020 para execução das ações voltadas às famílias credenciadas no Bolsa Família nos municípios do estado do Acre.

“A articulação intersetorial na gestão do Programa Bolsa Família, especialmente nas áreas de assistência social, educação e saúde, potencializa o acompanhamento das condicionalidades do PBF e os impactos do programa, podendo ser compreendida como uma ação que permite interação, comunicação e compartilhamento de saberes em torno de metas ou objetivos comuns”, destacou  Maria da conceição, coordenadora estadual do PBF na educação.

Grupo discutiu ações voltadas às famílias credenciadas no Bolsa Família em todo o estado Foto: Cedida

Lidiane Alves, chefe da Divisão do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, relatou a importância de ampliar a cidadania, promover a inclusão social e superar a miséria. “Estes são os objetivos do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para programas sociais que, atuando de forma conjunta, têm apresentado impactos visíveis com a melhoria de diversos indicadores e a potencialidade de uma ação intersetorial está também na efetividade de ações coordenadas e na sinergia entre diferentes setores”, ressaltou Lidiane Alves.

A coordenadora estadual do PBF na Educação, Maria da Conceição salientou que é muito importante a primeira reunião intersetorial do PBF/Acre. “Nós da Educação agradecemos e temos certeza que dessa forma conseguiremos avançar para uma caminhada mais segura e eficaz no tocante ao planejamento das nossas ações estratégicas com vistas a garantir o acompanhamento pleno da funcionalidade do Programa Família na Educação”, disse Maria da Conceição.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter