Programa Criança Feliz

Assistência Social qualifica municípios sobre desenvolvimento infantil

Na última sexta-feira, 27, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), capacitou sete municípios em Cruzeiro do Sul, quanto ao Programa Criança Feliz.

O treinamento fornecido pelo Estado visa valorizar o cuidado com as crianças assistidas. Foto: cedida

Os supervisores municipais foram qualificados sobre os cuidados para o desenvolvimento da criança, com o objetivo de preparar as equipes quanto às estratégias da visita domiciliar no apoio às famílias e no desenvolvimento infantil na primeira infância, seguindo as metodologias do programa nacional. 

Os profissionais de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo foram os beneficiados com o treinamento. Os demais municípios já foram previamente capacitados em Rio Branco.

O Criança Feliz tem atribuições administrativas quem visam à prestação de apoio técnico aos municípios, com orientações definidas. Foto: cedida

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz, criado pelo Ministério da Cidadania em 2016, que teve a adesão do Acre no mesmo ano, hoje em atuação em 19 municípios e aderido por 20, lida com a primeira infância, acompanhando de perto crianças de 0 a 6 anos, por meio de visitas domiciliares.

O público de 0 a 3 anos conta com quatro visitas mensais e o de 3 a 6 anos recebe duas visitas mensais em suas casas. Mulheres grávidas também são atendidas pelo programa, entendendo-se que a primeira infância se inicia na gestação.