Luzanira Menezes de Araújo tem 59 anos. Professora, moradora de Assis Brasil, sempre sonhou em reformar a casa e aumentar o espaço da residência. “Mas o dinheiro sempre era pouco, muitos gastos, contas, um filho estudando em Rio Branco. Nunca deu para reformar como nós sonhamos porque não sobrava do nosso salário e no banco ninguém podia pegar”, explica.
A falta de acesso às linhas de financiamento para construção tinha um motivo: não havia o título definitivo dos terrenos. Esse problema está com os dias contados em Assis Brasil. O governador Tião Viana anunciou a regularização fundiária dos terrenos urbanos em todo o município.
Tião Viana esteve em Assis Brasil na tarde de quinta-feira, 17, e além da regularização fundiária entregou o Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) para seis comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes. Os presentes fazem parte das comemorações dos 36 anos de aniversário do município.
“Eu sei o quanto é importante o documento da terra. É a identidade, o passaporte que dá acesso
aos direitos, às melhorias. É com o título de propriedade nas mãos que as famílias podem recorrer ao banco e conseguir um financiamento para melhorar sua casa, seu comércio”, disse o governador Tião Viana.
A regularização dos terrenos será feita pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), e a estimativa é de que sejam regularizados três mil terrenos residenciais e comerciais. Segundo o diretor do órgão, Glenilson Figueiredo, o trabalho já começa agora e nos próximos meses o governador Tião Viana deve entregar os primeiros títulos.
“Eu toda vida esperei por esse título e tive fé de que um dia ele chegaria. Vai melhorar para todo mundo porque agora a gente pode reformar a casinha da gente. Eu vou correr até o banco quando pegar o documento para conseguir um financiamento e investir na moradia”, disse a merendeira Maria Liduína Santos, 59.
Durante a solenidade, o governador Tião Viana foi agraciado com o título de Cidadão de Assis Brasil, entregue pela Câmara de Vereadores. “Eu tenho um carinho muito grande pela cidade, porque meu pai corria por estes barrancos quando ainda era uma criança. E sempre que eu venho aqui vejo uma cidade muito limpa, muito organizada, e um povo alegre, trabalhador. Esse título vai ser emoldurado e colocado na minha sala e terei muito orgulho de mostrá-lo para minha família”, agradeceu.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Moisés Diniz, brincou com o governador: “O Tião vai acabar comprando uma casa aqui. Elogia muito a cidade, tem uma relação histórica com Assis Brasil, sua família morou aqui e ele já veio tantas vezes que vai acabar se mudando”, disse.
Comunidades rurais recebem R$ 275 mil em equipamentos
Os Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDCs) são documentos que foram discutidos com a comunidade, que apontou quais benefícios eram necessários para melhorar a qualidade de vida. Máquinas, implementos, sementes, roçadeiras, motores de barco, comedouros para animais e outros itens foram comprados pelas comunidades Cumaru, Icuriã, Paraguaçu e Divisão.
Antônio Batista de Araújo, o “Tota”, presidente da Associação de Moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes em Assis Brasil (Amopreab), destacou a importância dos equipamentos. “Nós nos comprometemos em não utilizar mais o fogo na produção porque sabemos que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos nós. Mas precisamos de instrumentos que facilitem o nosso trabalho. Agora o governo entrega nas nossas mãos aquilo que nós escolhemos”, declarou.
Segundo o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, foram investidos R$ 275 mil na compra dos equipamentos, beneficiando 93 famílias.
“Quem trabalha no campo sabe o valor que uma máquina tem – uma roçadeira, uma peladeira de arroz… Isso ajuda demais o trabalhador”, observou o deputado Geraldo Pereira.
Galeria de Imagens