Os moradores de projetos de assentamento em Porto Acre receberam na segunda-feira, 22, o anúncio da construção de 60 açudes de piscicultura completamente de graça. O lançamento do projeto aconteceu na Vila Caquetá, com a presença de moradores, do secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, e do senador Aníbal Diniz, que garantiu a verba necessária para o projeto através de uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões.
Serão 40 açudes construídos nos projetos de assentamento Caquetá e Nova Esperança e mais 20 nos assentamentos Porto Acre e Ramal do Bujari. Cada uma das 60 famílias será beneficiada com 23 horas de trabalho de máquinas, sem precisar pagar nem mesmo o combustível. Em cerca de dois meses e meio todos os açudes já devem estar prontos para receber alevinos e assim iniciar a produção dessas famílias, voltada principalmente para a segurança alimentar e venda.
Para o senador Aníbal Diniz, que conseguiu os recursos da emenda no Ministério da Pesca e que vai beneficiar outras regiões, “Eu quero fazer um agradecimento ao governador Tião Viana que avança em todo o estado com o compromisso de fazer um Acre produtivo, incentivando principalmente o pequeno produtor. Isso é fazer política objetivando a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”.
O senador fez questão de lembrar que o Acre está realizando o projeto de piscicultura mais completo do Brasil, elevando sua produção das atuais seis mil toneladas de pesca para 20 mil, objetivando a exportação e o mercado nacional.
A emenda foi feita para beneficiar produtores que não são capazes de participar do programa de 40 horas de piscicultura do governo do Estado, que cede as máquinas, mas não o combustível. O secretário Lourival Marques reafirmou que, “Nós temos um governador que lança esse programa de piscicultura a nível estadual, chegando a todos os municípios, e um senador compromissado com o Acre, que ajuda ainda mais o pequeno produtor, conseguindo R$ 2 milhões para esse projeto”.
Lourival lembrou que hoje existem mais de 2.400 açudes prontos pelo governo do Estado para o projeto de piscicultura. A meta são cinco mil açudes até o final de 2014.
População beneficiada
O lançamento do benefício para as 60 famílias contou com a presença dos líderes de sete associações de moradores. Gente como Marílio de Oliveira, presidente da Associação do Projeto de Assentamento Porto Acre, onde 20 famílias serão beneficiadas. Marílio contou que, “Talvez ninguém aqui conheça o PA Porto Acre, mas graças a essa equipe maravilhosa da Seaprof, nós fomos informados que iriamos entrar no programa de açudes. E estamos contentes porque todos os selecionados são gente que realmente precisa. Eu quero muito agradecer essa visão do governador e do senador, de beneficiar os que precisam”.
O produtor Sebastião Ferreira não conseguia esconder a felicidade de ser o primeiro assentado beneficiado pela emenda do senador Aníbal Diniz e o projeto da Seaprof. O lançamento foi em sua propriedade, já com as máquinas em ação. Para ele, “Essa vai ser uma oportunidade muito boa. Tô acreditando muito nesse projeto do peixe e espero conseguir tirar um bom lucro em breve”, finalizou.
Galeria de Imagens